Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

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METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE SAÚDE PÚBLICA
RODRIGO AUGUSTO ROSA SIVIERO, CARLA GALVAN, LUDMILA BARBOSA BANDEIRA RODRIGUES EMERICK, MÁRCIA CAROLINA DE SIQUEIRA PAESE

Última alteração: 04-10-17

Resumo


O componente curricular de Interação Comunitária é de grande importância para os alunos do Curso de Medicina, uma vez que contribui para o conhecimento do funcionamento da área de Saúde Pública do qual farão parte futuramente. A monitoria de Interação Comunitária tem como intuito proporcionar aos discentes um melhor aproveitamento nas atividades curriculares, tanto avaliativas como práticas. Dentre as atividades realizadas para alcançar esse objetivo estão encontros semanais com os discentes do primeiro ano do curso de medicina para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas, aplicação de simulados com temas de referência enviados com antecedência a serem executados em Team Based Learning (TBL), pelas professoras com componente avaliativo, com debates acerca dos assuntos abordados nas questões, além de serem feitas orientações sobre visitas práticas, regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e confecção de relatório do eixo curricular. No plantão de dúvidas com aplicação de simulado e debate participativo estiveram presentes 23 alunos dos 51 matriculados (45,09%), tendo como desempenho obtido média (x) 5 e desvio padrão (σ) de 1,705, os temas abordados foram aplicados pelas professoras em TBL tendo o grupo presente em monitoria alcançado x=7,565 e σ =1,036 enquanto o grupo não presente apresentou x=7,821 e σ=1,188. No segundo plantão com presença de 19 alunos (37,25%), foi realizada uma aula sobre regras da ABNT e orientações acerca das visitas práticas a serem realizadas. No terceiro plantão, houve a aplicação de simulado e debate participativo em que estiveram presentes 23 discentes (45,09%), tendo como desempenho obtido x=6,869 e σ=1,358, os temas abordados foram aplicados pelas professoras em TBL tendo o grupo presente em monitoria alcançado x=9,695 e σ =0,558 enquanto o grupo não presente apresentou x=9,346 e σ=0,797. Os alunos participaram ativamente das atividades e apresentaram um bom desempenho nas avaliações do Team Based Learning. A comparação estatística do desempenho entre os grupos de discentes participantes da monitoria e dos não participantes mostrou uma melhora potencial dos participantes como um todo e não apenas individualmente, tendo um desvio padrão menor se comparado ao não presente na monitoria, o que mostra um aprendizado de modo homogêneo quando aplicado.

 

Palavras-chaves: Monitoria, Interação Comunitária, Saúde Pública, Medicina.