Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
A INFLUÊNCIA DA MONITORIA DE MICROBIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO.
Alessandra Taís Santos, Fabiana Cristina Donofrio, Daniela Ferreira de Souza

Última alteração: 04-10-17

Resumo


A monitoria tem sido utilizada nos cursos superiores com muita frequência, como estratégia de apoio ao ensino, especialmente para atender estudantes com dificuldades de aprendizagem.A monitoria tende a ser representada como uma tarefa que solicita competências do monitor para atuar como mediador da aprendizagem dos colegas, contando, para sua consecução, com a dedicação, o interesse e a disponibilidade dos envolvidos. A disciplina de microbiologia é ofertada no 3º semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso – campus Sinop (UFMT), em que também é ofertada a monitoria de microbiologia que tem como objetivo auxiliar os estudantes quanto a suas dúvidas em relação ao conteúdo e resolver exercícios pertinentes aos assuntos da disciplina. O desenvolvimento das atividades de monitoria no período letivo de 2016 foi realizado em sala de aula da UFMT/Sinop, ocorriam em horário combinado com os alunos para que ficasse acessível a todos, foi necessária a disponibilidade de 1 hora para cada monitoria a qual ocorria semanalmente nas quartas-feiras, foram confeccionados estudos dirigidos para serem resolvidos e discutidos durante as monitorias. Durante o período letivo 2016/2 foram atendidos em media 10 alunos por semana. Observou-se que foi possível alcançar os principais objetivos traçados, entre eles, a resolução de questões pertinentes aos assuntos da disciplina, foi possível também desenvolver a interação entre os acadêmicos, facilitar o processo de Ensino-Aprendizagem; despertar nos estudantes o interesse pelo ensino e contribuir para a produção de conhecimento. Os estudantes conseguiram evoluir durante as monitorias, fazendo com que buscassem informações complementares ao conhecimento.A monitoria oferece ao monitor somar valiosamente na compreensão mais aprofundada dos conteúdos e também na resolução de dúvidas no decorrer em que os estudantes questionavam.A monitoria conseguiu exercer um papel de troca de experiências entre os estudantes e de certa forma busca aproximar o conhecimento a respeito da disciplina nos.

 

Palavras-chave: monitoria; ensino; microbiologia.


Referências


FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016.

 

SCARPARO HAAG, Guadalupe et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 2, 2008.