Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
A AÇÃO DA MONIORIA DE SEMIOLOGIA NA VIDA ACADÊMICA DOS DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM
Isabela Daynara Teixeira Diodato, kamilla Maestá Agostinho, Juliana Cristina Magnani Primão, Samanta Aldete Martins Vieira, Camila Branca Venazzi, Marian Assenção de Paula Alves

Última alteração: 04-10-17

Resumo


A monitoria consiste como um reforço para fixação do conteúdo estudado e para a resolução de dúvidas dos acadêmicos. A disciplina de semiologia é ofertada no 4º semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso – campus Sinop (UFMT), em que também é ofertada a monitoria de semiologia que tem como finalidade auxiliar os estudantes à suas dúvidas em relação ao conteúdo e à prática do exame físico em adultos relacionado ao processo de saúde/doença e à uma melhor fixação de forma prática e dinâmica. Nas monitorias foram utilizados livros, quadro branco, gincanas, atividades com uso de balões, raciocínio rápido utilizando perguntas de verdadeiro ou falso sobre o conteúdo e a explanação oral juntamente com a prática no colega ou boneco do exame físico. Também foram disponibilizados pelos monitores, estudos dirigidos para melhor fixação do conteúdo e aprendizado. Em média participaram da monitoria no período letivo de 2017/1 7 estudantes por dia ofertado, totalizando 14 pessoas, no qual os encontros foram realizados todas as terças e quartas – feiras no laboratório de práticas hospitalares da UFMT/Sinop, ressalta-se que haviam 15 estudantes matriculados na disciplina. Observou-se que os estudantes conseguiram evoluir durante as monitorias, fazendo com que buscassem informações complementares ao conhecimento e prática do conteúdo, no qual de 100% (15 alunos) dos alunos que frequentaram a monitorias, 93,34% (14 alunos) foram aprovados na disciplina.  A monitoria soma ao monitor valiosamente na progressão de suas práticas em campo no decorrer dos outros semestres. As responsabilidades com os estudantes enquanto monitor e o desenvolvimento de práticas e explicações mais dinâmicas e simplificadas foram amadurecendo a cada semana, evidenciando o quão importante é a monitoria para o desenvolvimento acadêmico em que o conteúdo torna-se mais compreensível e melhor desempenhado nas aulas práticas e nas aulas de campo.

Palavras chave: Monitoria, Enfermagem, Semiologia, Monitor.