Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO ESCOLAR PARA O PIBID
Osmanio Jackson Rohling, Osinéia dos Santos Won Ancken, Luzia Müller, Eduardo Zenci, Jhone Rodrigues de Sousa, Patrícia Rosinke

Última alteração: 12-10-17

Resumo


Um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar da UFMT campus de Sinop é desenvolver e promover experiências de práticas pedagógicas interdisciplinares nas áreas de Ciências Naturais e Matemática. Nessa perspectiva os acadêmicos que fazem parte desse subprojeto desenvolvem atividades nas escolas parceiras, como: monitoria, reforço, regência compartilhada, dentre outros. Muitos costumam variar essas atividades ao longo do tempo, visando a máxima experiência dentro das escolas. Deste modo, os bolsistas do PIBID estão diretamente ligados às atividades realizadas nas escolas e em contato com os trabalhos da futura profissão docente dentro e fora de sala de aula. Durante esse período os pibidianos também tiveram a oportunidade de participarem do Projeto de Formação Docente na Escola (PFDE), este projeto mais tarde passou a ser chamado de PRO Escola, passando a englobar todos colaboradores. No presente trabalho serão apresentados os resultados parciais através dos relatos reflexivos dos pibidianos das atividades realizadas nesse ambiente de formação continuada, onde tem-se realizado atividades como estudo de teorias educacionais, planejamento escolar, gestão de sala de aula, metodologias de avaliação que quando discutidos com profissionais experientes tem resultado em grande valia para a preparação dos futuros professores, nesses momentos representados pelos bolsistas do PIBID.

Palavras-chave: Formação docente; PIBID; Escola.