Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

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A importância da monitoria como reforço de aula, no aprendizado dos alunos de Fundamentos do Processo do Cuidar em Enfermagem em 2017/1
Nara Jessica Ribeiro Ribeiro, Kamilla Maestá Agostinho, Camila Branca Venazzi, Juliana Magnani Primão, Marian Assenção de Paula Alves, Carla Alexandra de Souza Santos

Última alteração: 05-10-17

Resumo


A disciplina Fundamentos do Processo do Cuidar em Enfermagem é o primeiro contato de muitos alunos com a prática dos cuidados e com o próprio paciente. Para alguns é nesta que será definido a identificação com a própria profissão de enfermeiro, por se deparar com as práticas de base que, após a formação, serão rotina na vida destes. Sendo assim, faz-se necessário, um reforço e acompanhamento para as práticas após as aulas ministradas. Diante do fato, de que a matéria é extensa e os professores não dispõem de tempo o suficiente para atender a demanda individual de cada aluno, surgiu então, a necessidade de haver pessoas com experiência na matéria, que monitorassem a individualidade de cada um. Visando essa demanda, as monitorias trazem o reforço, objetivando atender dúvidas e dificuldades, mediante o aprendizado e a destreza de cada um. A partir de práticas em laboratório, realizadas em bonecos e materiais de procedimentos gerais disponibilizados pela instituição, são simulados os procedimentos, e então que se reforçaram as teorias e práticas aplicadas pelos docentes em sala de aula, através da supervisão de duas monitoras da disciplina, escolhidas através de uma avaliação teórico-prática, aplicada pelas professoras da disciplina. No momento da monitoria, os integrantes desta, adquiriram segurança para a prática em campo, visto que, os mesmos puderam praticar várias vezes o mesmo procedimento, desenvolvendo destreza manual, habilidade psicomotora e associando o conteúdo teórico com o prático, à medida que repetiam os procedimentos de acordo com a quantidade de vezes que cada um julgou necessário para fixá-los. Como resultado, em 2017/1, houve 85,7% de aprovação na disciplina, dos estudantes que frequentaram as monitorias de ambas as monitoras 2017/1, reforçando o pressuposto que, à medida que os acadêmicos matriculados na disciplina participam ativamente, sob supervisão do auxiliar monitor e tiraram suas dúvidas do conteúdo da disciplina, houve melhora no desempenho, tanto em campo, quanto nas avaliações teóricas e teórico-práticas, consequentemente houve então, aprovação de maior parte dos matriculados, o que demonstra uma contribuição direta na consolidação do aprendizado individual e coletivo dos participantes.

 

Palavras chave: Monitoria; alunos; monitor; prática.