Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO COLETIVA DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA ATENÇÃO PRÉ-NATAL: O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE
LIGIA PAULA LONGHI, Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes, Ana Maria Nunes da Silva, Vanda Patricia da Silva Santos, Thais Pereira da Silva

Última alteração: 06-10-17

Resumo


A enfermagem pode se utilizar da educação em saúde para construir o conhecimento de forma dinâmica utilizando as tecnologias educacionais como ferramenta, facilitando o processo de aprendizagem nos grupos de gestantes. Este trabalho visa descrever as ações do Projeto de Extensão Ninho de Cuidado: Antes, Durante e Depois do Nascimento, no contexto das reuniões educativas com gestantes e acompanhantes, realizadas por acadêmicas de enfermagem na Estratégia Saúde da Família Jacarandás em Sinop – MT. Essas reuniões são mensais com duração aproximada de 2 horas, abrangendo uma programação de atividades de acolhimento, quebra-gelo, atividade educativa e avaliação. No período de maio a agosto foram utilizadas as seguintes tecnologias educativas em saúde: 1.Silhueta da gestante: o intuito foi desenhar a silhueta da gestante em papel craft, e marcar no contorno as mudanças identificadas no seu corpo. O grupo foi dividido de acordo com o período gestacional. As mulheres perceberam que outras passavam pelas mesmas mudanças, gerando segurança e confiança de que as alterações estavam dentro da normalidade. 2.Roda de conversa: os temas trabalhados nesse formato foram “Mudanças que ocorrem na Gestação” e “Puerpério”. As participantes compartilharam suas dúvidas e experiências, enquanto a moderadora conduzia a roda para não fugir do tema e esclarecia os mitos que surgiram. 3.Pescaria: foi feito um jogo em que foram pescados alguns peixes contendo perguntas e outros não, os que continham perguntas eram sobre o tema: Família. E todos que participavam ganharam brindes. 4.Dança: a dança é uma forma de aliviar a dor no trabalho de parto, além de proporcionar momentos de relaxamento. A principal vantagem na dança é tornar o trabalho de parto mais agradável.5.Oficina: foram montadas pequenas estações em que as gestantes aprenderam na prática métodos de alívio da dor no trabalho de parto. A principal vantagem é que quando se faz uma atividade ativa e prática, fica mais fácil memorizar. 6.Dados no tabuleiro: Esta atividade envolveu um jogo com dados onde as gestantes respondiam questões sobre cuidados com o Recém-Nascido. Conforme acertavam a pergunta, avançavam no jogo, assim foi criado um ambiente de competição saudável ao mesmo tempo que ia inserindo aprendizado acerca do assunto . A vantagem é que as gestantes aprendem se divertindo, pois, além das questões do jogo iam surgindo novas dúvidas que já eram esclarecidas. As tecnologias educacionais utilizadas no Grupo de Gestante auxiliaram na construção do aprendizado contribuindo para o desenvolvendo das suas habilidades e autonomia do cuidado.