Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
A importância da monitoria de Bioquímica para o curso de Zootecnia
Janaine Aparecida Poli dos Santos

Última alteração: 11-10-17

Resumo


A bioquímica pode ser definida como o ramo da ciência que estuda a química da vida. É uma ciência extremamente importante por estudar o metabolismo e estruturas complexas da biologia celular e suas integrações metabólicas relacionadas à área de atuação do Zootecnista. Pode ser caracterizada como introdutória para as disciplinas seguintes, especificas do curso, levando o futuro profissional a complementar aquilo que foi aprendido com aplicações práticas no cotidiano. O objetivo do projeto de monitoria foi promover o atendimento dos acadêmicos da disciplina de Bioquímica, no campus universitário de Sinop, visando o melhor entendimento dos assuntos abordados pela professora. As atividades foram realizadas em grupos ou individualmente, através de uma metodologia bem organizada: uma mini aula sobre os conteúdos debatidos em sala, tirando as dúvidas e esclarecendo algumas coisas que ficaram despercebidas referentes ao conteúdo corrente, também utilizando atividades que foram propostas em aula e no laboratório, e como complemento de estudo, ajudando os alunos a responderem os estudos dirigidos que foram disponibilizados pela professora. Foram disponibilizados três horários na semana, sendo flexíveis à grade dos alunos. Vale ressaltar que um dos métodos que utilizamos foi o de acompanhar as aulas em sala de aula e no laboratório, sendo que os materiais disponibilizados pela professora e os livros foram de grande ajuda, resultando em uma absorção maior de conhecimento. Normalmente eram atendidos de 3 a 10 alunos diariamente nas monitorias, sendo que próximo das avaliações esse número aumentava consideravelmente. Os resultados obtidos, nos últimos seis meses, foram satisfatórios na medida do possível, pois os alunos que acompanhavam e participavam da monitoria, regularmente, tinham um maior rendimento nas avaliações. Como forma de tentar trazer os alunos para que participem constantemente das monitorias e que principalmente, tenham um rendimento produtivo, estamos buscando diferentes meios de comunicação e interação com os mesmos, mostrando que a monitoria é essencial em sua trajetória acadêmica. O projeto de monitoria permitiu uma reflexão ainda maior em relação aos temas abordados. Sobretudo o contato em ajudar os acadêmicos e transmitir o conhecimento adquirido foi uma experiência gratificante com um retorno positivo.

 

Palavras-chaves: Integrações metabólicas; projeto; atividades.