Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

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Uso de lista valendo ponto para incentivar a participação de alunos em monitoria
Indiara Patricia Martins, Clodoaldo Alves, Arthur Behling Neto, Rafaella Teles Arantes Felipe

Última alteração: 05-10-17

Resumo


A realização da monitoria é de suma importância para a fixação do conteúdo apresentado pelo professor em sala de aula, sendo uma opção válida para que os alunos possam estudar e aumentarem seus rendimentos nas avaliações. Muitas vezes, observa-se pouco interesse dos discentes em participar das monitorias, o que exige do professor a criação de alternativas para incentivar a participação dos alunos. Neste contexto, objetivou-se mensurar o desempenho dos alunos de Fisiologia Vegetal do curso de Zootecnia na monitoria da disciplina, com o uso de listas de exercícios valendo ponto como incentivo. Para isso, antes de cada uma das três avaliações realizadas, foram disponibilizadas duas listas de exercícios para serem resolvidas na monitoria, que abordavam os assuntos discutidos em sala de aula, cada uma valendo 0,5 ponto, totalizando 1,0 ponto por avaliação. Este ponto era adicionado à nota da avaliação teórica, que valia 6,0 pontos, sendo essa corrigida para 1,0 ponto a mais, ou seja, a parte teórica do aluno que fazia as duas listas não valia 6,0, mas sim 5,0 pontos, sendo adicionado 1,0 ponto da monitoria, o que diminuía o peso da nota da avaliação. As médias das notas apresentadas neste trabalho não foram acrescidas dos pontos das listas, o que permitiu comparar o desempenho dos alunos nas avaliações teóricas. Antes da primeira avaliação, 24 alunos participaram da monitoria, enquanto 4 não participaram, e as médias foram 3,58 e 2,23 pontos, respectivamente, com média geral de 3,39 pontos. Na segunda avaliação, 20 alunos participaram, e 8 não participaram, com médias de 3,88 e 2,75 pontos, respectivamente, e com média geral de 3,56 pontos. Na terceira avaliação, 22 discentes foram à monitoria, enquanto 6 não foram, e as médias foram 2,65 e 2,33 pontos, respectivamente, com média geral de 2,58 pontos. É possível observar diferença expressiva entre as médias de alunos que participaram das monitorias e dos que não participaram, indicando que a monitoria pode servir como instrumento para a melhoria dos rendimentos dos alunos. Na terceira avaliação, a média geral foi menor que as demais, possivelmente por muitos alunos já terem atingidos a nota mínima para passar na disciplina na segunda avaliação. No semestre anterior, quando não havia pontuação para as listas, somente 5 alunos participaram na monitoria do curso. Assim, é possível concluir que a iniciativa de vincular a monitoria com a possibilidade ganhar pontos pode ser positiva, contribuindo para a melhoria nos desempenhos dos discentes.