Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
Monitoria no Processo de Aprendizagem na Disciplina de Topografia
Adriel Rafael Rigotti, Edgar Nogueira Demarqui

Última alteração: 04-10-17

Resumo


A disciplina de Topografia visa reforçar os conhecimentos teóricos e práticos de topografia e sua relação com as Ciências Agrarias, a fim de capacitar os alunos a efetuar levantamentos topográficos, medições da área estudada, quantificando áreas, delimitando divisas de propriedades, estradas, entre outros. A monitoria de Topografia promover a cooperação entre os estudantes através de trocas de experiências, tornando o tempo de estudo mais proveitoso e interessante. Deste modo se mostra como uma importante ferramenta para o entendimento do conteúdo, reforçando as atividades propostas em sala pelo professor. As atividades do monitor de topografia consistem desde o auxílio aos alunos em trabalhos teóricos, resolução e discussão de listas de exercícios, relatórios propostos pelos monitores e pelo professor, suporte na preparação dos materiais utilizados nas aulas práticas, acompanhamento de aulas práticas de reposição, causadas por fatores climáticos. O trabalho descreve as atividades realizadas durante a monitoria em topografia, durante o período letivo de 2016/1, 2016/2 e 2017/1, ainda, analisa a satisfação dos alunos com o trabalho dos monitores. Para o levantamento de dados foram feitos questionários, os quais foram respondidos de forma anônima pelos alunos que cursaram a disciplina. Através da análise das respostas de 80 questionários, obtivemos os seguintes resultados: 79,6% dos estudantes que frequentavam a monitoria cursaram a disciplina apenas uma vez, enquanto que 15,1% duas vezes e 5,3% três vezes ou mais. Também, 7,5% procuravam atendimento toda semana, enquanto que 80,5% buscavam ajuda somente quando possuíam dúvidas e/ou dias antes de atividades avaliativas. Além disso, 88,2% dos discentes consideraram que as atividades de monitoria exerceram alguma contribuição para o aprendizado, revelando que os monitores tiveram significativa aprovação. Por fim, é possível concluir que a monitoria teve grande importância para o aprimoramento teórico e prático dos discentes, já que as atividades realizadas fizeram diferença na formação e aquisição de habilidades da grande maioria acadêmicos envolvidos, inclusive aos monitores que além de revisar todos os conteúdos da matéria, tiveram a oportunidade de aprimorar sua didática e capacidade de lidar com o público.

Palavras chave: Topografia; Monitoria; Integração; Ensino.