Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA COMO TUTORA EM FÍSICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS DA UFMT/CAMPUS DE SINOP
Isadora Souza da Costa, Ricardo Robinson Campomanes Santana

Última alteração: 04-10-17

Resumo


O programa de Tutoria em Física promove atividades visando o auxilio pedagógico aos alunos ingressantes e dos primeiros semestres, especificamente dos alunos com dificuldades conceituais de Física, que deveriam ser instruídos no ensino médio, que cursem as disciplinas de Física dos Cursos de Bacharelado de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMT/Campus de Sinop. Em relação aos alunos inscritos no programa, a maioria daqueles que se mostraram interessados obtiveram melhora no desempenho para o entendimento dos conceitos físicos básicos propostos na ementa da matéria de Física 1. O principal objetivo que foi traçado ao longo desse semestre era desenvolver neles um entendimento teórico e raciocínio prático matemático, não só decorar exercícios, mas sim entender para que pudessem lidar com qualquer tipo de questões que vierem a ser dadas a eles. A maior dificuldade dos alunos foi à capacidade de formular matematicamente os enunciados físicos, entender fórmulas e operações matemáticas básicas. No entanto, o foco voltou-se para aulas exclusivas de exercícios. E a pedido do professor tutor, deu-se inicio a uma abordagem individual nos encontros a fim de sanar dúvidas pontuais a cerca dos exercícios propostos. As aulas de tutoria aconteceram no laboratório de física da universidade, entre os horários de 11h00min às 12h30min, três vezes na semana. Mas excepcionalmente em algumas semanas, estendemos o horário de 11:00 às 14:00 , por conta de reposição de aulas ou à pedidos de reforços antes das provas de alguns alunos que cursaram a matéria de Física 1 no curso de Engenharia Florestal. No final do programa notou-se uma melhora significativa na compreensão dos alunos que freqüentavam as aulas assiduamente. Houve uma melhora no entendimento das formulas matemáticas e principalmente aumentou a capacidade de distinguir e diferenciar os conceitos que eram apresentados a eles.