Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
Programa de Monitoria de Fisiologia dos Animais Domésticos II
Ana Camilla Ignácio dos Santos

Última alteração: 11-10-17

Resumo


O programa de monitoria é uma atividade acadêmica desenvolvida dentro da universidade de ensino e busca a aprendizagem dos alunos monitores, bem como contribui na formação integrada do discente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação. Este programa conta com o desenvolvimento do projeto junto a orientação do professor responsável pela disciplina ministrada.

O monitor é o aluno que a partir do contato com a disciplina demonstra grande afinidade com a matéria, logrando êxito na mesma e que mostra interesse em aprimorar seu conhecimento na área, bem como auxiliar os demais alunos da disciplina a obterem um melhor entendimento do conteúdo bem como o desenvolvimento da comunidade dessa disciplina, uma vez que devido ao fato de o monitor se tratar de um aluno pode identificar as dificuldades e explicar o conteúdo de forma mais simples e sutil para melhor compreensão dos demais alunos.

Além disso, o aluno-monitor deve buscar sempre aprimorar seu conhecimento sobre a disciplina, seja por meio de literaturas e bibliografias referentes aos conteúdos ministrados, além de contar com o auxílio do professor orientador de modo a facilitar seu entendimento e contribuir para que o mesmo seja transmitido da melhor forma pelos alunos participantes do programa a comunidade da disciplina. Atualmente o programa de monitoria da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, da disciplina de Fisiologia dos Animais Domésticos II é de modalidade voluntaria e tem duração de um semestre. No início de cada semestre o monitore é apresentado à turma sendo realizado o agendamento dos dias nos quais ocorrerão os atendimentos, os locais e a hora onde ocorrerão as reuniões.

O monitor disponibiliza seu contato para a turma de modo a permitir a disponibilidade através de contato por meio de telefone celular ou e-mail, para que os alunos possam solicitar a monitoria fora dos dias fixos combinados, caso haja alguma duvida, principalmente perto de avaliações. A disciplina de Fisiologia dos Animais Domésticos II conta com um site no qual durante todo o semestre é disponibilizado o contato do atual monitor bem como os conteúdos trabalhados em sala.

O programa de monitoria tem por objetivo além de incrementar o currículo do aluno-monitor por meio da certificação e contagem de horas, agregar conhecimento no aspecto intelectual do monitor, além de contribuir para o desenvolvimento da comunidade da disciplina.

Palavras-chave: Monitoria, comunidade da disciplina, fisiologia animal.


Referências