Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
As vantagens do uso do whatsapp para o desenvolvimento da monitoria
Jean Galatti Carbonera, Kelvia Pires de Figueiredo, Gerdine Sanson

Última alteração: 16-10-17

Resumo


O programa de monitoria acadêmica na graduação é importante pois auxilia o professor em suas atividades na disciplina e ajuda nas dificuldades que possam ocorrer em sala de aula, através de um contato mais direto entre aluno e aluno, além de proporcionar a possibilidade de ampliação do conhecimento na área. Com isso, ao ingressar no programa de monitoria, foram estipulados diversos objetivos para serem desenvolvidos ao longo do trabalho como monitor, dentre eles auxiliar os colegas, aprofundar os conhecimentos, e desenvolver habilidades de ensino e aprendizagem no meio acadêmico. Para o desenvolvimento desses objetivos, foram usadas diversas ferramentas para auxiliar na aprendizagem e facilitar o contato com os alunos. Cada uma dessas ferramentas teve suas vantagens e aproveitamento, porem dentre elas, o grupo criado no aplicativo de mensagens online whatsapp foi o método que mais se destacou, obtendo uma maior participação em comparação com os outros, até mesmo maior que na própria monitoria presencial. Dessa forma, percebeu-se inúmeras vantagens na utilização do whatsapp para o desenvolvimento das atividades da monitoria, principalmente por ser mais rápido e ágil, sem necessitar estar presente em dias e locais marcados. Isso mostra que é importante implementar esse meio de comunicação cada vez mais na rotina da monitoria acadêmica, pelo fato de estar presente na vida da maioria dos jovens acadêmicos e por se conseguir com ele, uma melhor resposta e participação dos alunos, tornando mais eficiente o trabalho de monitoria.


Palavras-chave


monitoria; comunicação, whatsapp.

Referências


Assis F, Borsatto AZ, Silva PDD, Peres PL, Rocha PR, Lopes GT. Programa de monitoria acadêmica. R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2006 jul/set; 14(3):391-7.

Kochhann A, Ferreira KCB, Souza JM. O uso do whatsapp como possibilidade de aprendizagem: uma experiencia no ensino superior. IV Semana de Integração: XIII Semana de Letras, XV Semana de Pedagogia e I Simpósio dePesquisa e Extensão (SIMPEX) – “Educação e Linguagem: (re)significando o conhecimento”.