Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, V SEMANA ACADÊMICA DE SINOP

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MONITORIA DE ANATOMIA PATOLÓGIA E PATOLOGIA GERAL APLICADA AO COMPONENTE CURRICULAR PROLIFERAÇÃO CELULAR DO CURSO DE MEDICINA DA UFMT CAMPUS SINOP
Lorrane Roque Silva, Gabriel Leão Barroso, Aline Morandi Alessio, Neiva Pereira Paim

Última alteração: 09-10-18

Resumo


O estudo da anatomia patológica e patologia geral permite demonstrar a resposta do organismo à um dano, no caso desse componente curricular, das neoplasias. Os objetivos do programa de monitoria foram auxiliar os alunos que cursam esse componente curricular, no caso o segundo ano, nos temas abordados nas sessões tutoriais/palestras, auxiliar o docente no preparo e os discentes na aula teórico-prática de anatomia patológica e, proporcionar aos monitores o desenvolvimento de habilidades didáticas, além da oportunidade de aprofundar os conhecimentos na área. Para auxiliar os alunos foram realizados plantões de dúvidas semanais sobre os temas discutidos nas palestras e sessões tutorias. Para a elaboração da aula teórico-prática os monitores acompanharam os procedimentos necessários para a avaliação anátomo e histopatológica, dentre eles, a análise macroscópica (peças cirúrgicas), análise microscópica (lâminas), punção aspirativa por agulha fina e discussão de casos clínicos. Os monitores se prepararam através de estudo prévio para os plantões de dúvidas e participaram da aula teórico-prática ensinando os conhecimentos adquiridos aos discentes. Todas as dúvidas e orientações necessárias para os monitores foram feitas pelas docentes responsáveis. Nos plantões de dúvidas ocorreu uma baixa adesão dos discentes, sendo observado desde a ausência até o número máximo de 05 alunos. Porém, na aula teórico-prática a adesão foi de 86% dos alunos. Observou-se a evolução dos monitores, pois além da facilidade e afinidade com a área de ensino, verificou-se que os temas foram revisados e aprofundados com a associação das experiências adquiridas em outros eixos do curso. Vale ressaltar que o componente curricular “Proliferação Celular” foi reestruturado, os temas de maior dificuldade foram abordados em palestras e o enfoque foi para os principais tipos de câncer acometidos no homem e na mulher, exceto câncer de pele não melanoma. De acordo com os resultados, a baixa adesão aos plantões de dúvidas mostra o perfil do aluno do curso de Medicina, pois a própria metodologia utilizada torna o aluno ativo na busca do conhecimento. O interesse pela aula teórico-prática de anatomia patológica revela a importância da aproximação da prática com a teoria, despertando nos alunos admiração e respeito pela área de patologia médica, pois auxilia as outras áreas médicas no diagnóstico. As habilidades de ensino desenvolvidas pelos monitores foram satisfatórias, conseguiram transmitir os conhecimentos aos discentes quando solicitados.


Palavras-chave


Monitoria; Anatomia Patológica; Patologia geral.