Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, V SEMANA ACADÊMICA DE SINOP

Tamanho da fonte: 
MONITORIA DE MICROBIOLOGIA BÁSICA NO CURSO DE ENFERMAGEM
Rodrigo Augusto Rosa Siviero, Karoline Almeida Ramos, Fabiana Cristina Donofrio

Última alteração: 09-10-18

Resumo


O componente curricular de Microbiologia Básica é de grande importância para os alunos dos cursos de área de Saúde, uma vez que contribui para o conhecimento essencial e entendimento do mecanismo de patogenicidade e suas repercussões nos seres humanos. A monitoria de Microbiologia para o curso de Enfermagem tem como intuito proporcionar aos discentes um melhor aproveitamento nas suas atividades curriculares. Dentre as atividades realizadas para alcançar esse objetivo estão encontros semanais com os discentes matriculados em Microbiologia Básica do curso de Enfermagem para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas, aplicação de simulados com temas das aulas aplicadas na semana pelos docentes, debatendo acerca dos assuntos abordados nas questões. Além disso, como forma de avaliação foi realizado um questionário online a ser respondido a respeito das monitorias para possíveis alterações visando o aprimoramento das atividades. No total foram debatidos os temas das aulas de “Classificação, morfologia, estrutura, genética, multiplicação e patogenia das bactérias, fungos e vírus causadores de doenças em seres humanos”, “Diagnóstico Microbiológico”, “Microbiota normal”, “Controle de microrganismos” e “Infecções Hospitalares”. Dos 25 matriculados na matéria, 17 procuraram auxílio nas monitorias realizadas. O questionário avaliativo da monitoria foi composto com perguntas como “Você procurou a ajuda dos monitores?”, “Como você avalia o desempenho dos monitores de microbiologia?”, “Na sua opinião, os monitores se mostraram preparados para dar a monitoria?”,  “Quando você procurou os monitores com dúvidas, eles explicaram adequadamente?”, “Na sua opinião, qual o melhor modelo para a ser implantado na monitoria? Caso opte pela opção outros, justifique”, “A realização de simulados foi útil para seu aprendizado?”, “Você considera o conteúdo dos simulados aplicados completo?”, Na sua opinião, caso a monitoria valesse ponto extra, haveria maior interesse?”. O questionário online obteve 13 respostas, sendo os resultados positivos para a forma aplicada da monitoria durante o semestre, sendo importante destacar um possível potencial de melhora no interesse por parte dos discentes em caso de bonificação pela presença em monitoria.


Palavras-chave


Monitoria; Microbiologia; Enfermagem