Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, V SEMANA ACADÊMICA DE SINOP

Tamanho da fonte: 
RESULTADOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DA MONITORIA DE HABILIDADES CLÍNICAS E ATITUDES PARA UC3 – UFMT/SINOP
Gabrielly Costa Lopes, Gabriel Dias Veiga, Victor Augustho Barbosa, Camila de Oliveira Trevisan Coutinho

Última alteração: 09-10-18

Resumo


A prática da clínica médica é desenvolvida no decorrer dos seis anos do curso de medicina. A monitoria vem como uma ferramenta à metodologia ativa para construir e aprimorar as habilidades médicas tanto dos alunos assistidos quanto dos próprios monitores. A relação ensino-aprendizagem desenvolvida com as monitorias no decorrer do semestre é confirmada por melhores práticas médicas, maior confiança no desenvolver da semiologia, e maior liberdade de resoluções de dúvidas, onde, por todos serem acadêmicos, sentem-se mais próximos e menos julgados diante de suas perguntas. Ainda, estabelece-se uma relação mais direta e concreta através do monitores, entre as necessidades e dificuldades dos alunos com os professores. Desse modo, todas as atividades desenvolvidas como, as de preparação da monitoria, as resoluções de questões referentes às patologias abordadas, as práticas médicas nos simuladores do laboratório e no Hospital Regional de Sinop foram fundamentais para consolidar os conhecimentos dos monitores e edificar o conhecimento dos alunos assistidos acerca dos conteúdos abordados na unidade curricular III, semiologia cardíaca e respiratória. Enfatiza-se ainda, a grande importância de ambas as semiologias, que são a base da avaliação no exame físico em toda e qualquer outra especialização, tornando-se indispensável seu completo entendimento para a formação médica perfeita. Somando-se a tudo, desenvolveu-se um sistema de avaliação da monitoria, através de um questionário online, a fim de identificar as melhorias que devem ser feitas para o segundo semestre e as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos. Percebemos com isso, que o entendimento fisiopatológico é o mais defasado. Assim, destacamos a importância da monitoria como suporte e complementação acadêmica.

 


Palavras-chave


Habilidades Médicas; Monitoria; Semiologia Cardíaca; Semiologia Respiratória; Ensino.