Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, V SEMANA ACADÊMICA DE SINOP

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA DE MONITORIA NA DISCIPLINA QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DO CURSO DE FARMÁCIA UFMT/SINOP
Raquel Aparecida Nogueira, Adriele Morimoto, Eva Lúcia Cardoso

Última alteração: 09-10-18

Resumo


A disciplina Química Geral Experimental é ofertada no 1º semestre do curso de farmácia e possui carga horária de 32 horas, sendo distribuída em duas aulas práticas semanais e conta com o auxílio de dois monitores. O programa de monitoria é importante para o desenvolvimento acadêmico, pois auxilia os alunos em trabalhos gerais no âmbito laboratorial e os prepara para executar experimentos em outras disciplinas do curso, dando-lhes a oportunidade para trabalhar com segurança e habilidade em um laboratório de química. O docente disponibiliza o material aos alunos contendo todos os experimentos que serão ministrados ao longo do semestre juntamente com o cronograma dos mesmos. No decorrer do semestre, os monitores contribuem na realização das aulas práticas no qual são abordados temas básicos e essenciais como conduta e procedimento de medidas de segurança em laboratório, manuseio apropriado de vidrarias e equipamentos e suas aplicações, aferição de vidrarias, preparo de soluções e medidas de pH, sendo estes dois ultimos experimentos considerados mais difícies pelos alunos, visto que a maioria nunca teve contato direto com o ambiente laboratorial. O projeto de monitoria tem a finalidade de proporcionar aos alunos maior compreensão das atividades científicas ao longo do seu desenvolvimento acadêmico, além de orientar sobre a elaboração dos relatórios que são entregues semanalmente, disponibilizam horários semanais em sala de aula onde os alunos podem responder listas de exercícios, e contato via e-mail e whatsApp para sanar possíveis dúvidas tanto em relação ao âmbito laboratorial como em assuntos teórico-prático. O trabalho desenvolvido pelo docente orientador juntamente com o aluno monitor contribui para melhor compreensão dos conteúdos abordados e maior contato dos alunos do primeiro semestre com a disciplina. A participação do aluno monitor nas aulas, elaboração de experimentos e resolução de exercícios em sala de aula além de agregar conhecimento pode desenvolver o interesse pela carreira docente.



Palavras-chave


Monitoria; Laboratório; Química.