Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, V SEMANA ACADÊMICA DE SINOP

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE DINÂMICA DE PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
JACKELINE VALENDOLF NUNES, RAFAEL CAMILO CUSTÓDIO ARIAS, MARCOS FERNANDES DE CARVALHO

Última alteração: 09-10-18

Resumo


A disciplina de Dinâmica de Processos Físico-Químicos (DPFQ) ministrada na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop (UFMT/CUS) é obrigatória para os alunos ingressantes do curso de Ciências Naturais e Matemática, independente da habilitação escolhida, totalizando uma carga horária de 60 horas. Nas aulas teóricas são apresentados conceitos básicos de Matemática e Química, os quais fornecem aos discentes subsídios para analisar a variação nos aspectos físicos e químicos da matéria, as propriedades dos materiais e o sistema de classificação periódico dos elementos. Para que os discentes desenvolvam um melhor aprendizado dos conteúdos ministrados na disciplina faz-se importante e necessário que haja dedicação quanto ao estudo, visto que a maioria deles apresenta alguma dificuldade em relação aos conteúdos da disciplina, o que leva a um alto índice de reprovação. O processo de monitoria desenvolvido na disciplina de DPFQ tem como objetivo auxiliar aqueles alunos que apresentam maior dificuldade na compreensão de determinado conteúdo ministrado em sala de aula. Sendo assim, os monitores atuam de forma individual e/ou coletiva visando sanar as dúvidas apresentadas pelo discente, fazendo com que o mesmo apresente um melhor progresso durante a aprendizagem da disciplina. Para alcançar os objetivos propostos de maneira mais efetiva, foram disponibilizados dois monitores que atendessem aos discentes, em horários diferenciados, fazendo com que todos pudessem comparecerem aos encontros. Nos horários pré-estabelecidos pelos monitores e discentes para a ocorrência da monitoria, os alunos são auxiliados na resolução das listas de exercícios desenvolvidas pelo professor, exercícios de livros didáticos e listas preparatórias para as provas. Observou-se que as principais dificuldades encontradas pelos alunos variam desde as mais básicas, como as teorias atômicas, até as questões mais complexas, envolvendo ligações químicas e funções inorgânicas. Até o presente momento, os resultados numéricos, mostram-se preocupantes. O índice de alunos abaixo da média na primeira avaliação foi de cerca de 60,0%. Visando melhorar esse índice e, consequentemente, diminuir o percentual de reprovações, os discentes precisam ser estimulados a buscar auxílio no programa de monitoria. Desta maneira, a monitoria é de suma importância para os acadêmicos pois, esse é o momento, extraclasse, de buscar pelo esclarecimento de dúvidas e ainda reforçar o conhecimento obtido em sala de aula, buscando por uma melhor qualidade da aprendizagem. Lamentavelmente nem todos os discentes procuraram a monitora para tirar suas dúvidas. Entretanto, foi possível observar que aqueles discentes que aproveitaram esta oportunidade apresentaram um melhor rendimento na primeira avaliação semestral.


Palavras-chave


: Dinâmica de processos físico-químicos, Esclarecimento de dúvidas, Monitoria.