Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, V SEMANA ACADÊMICA DE SINOP

Tamanho da fonte: 
A ação da monitoria de Fundamentos da Assistência de Enfermagem na vida acadêmica dos discentes do curso de Enfermagem.
Ana Caneles Batista Jorge, Kamilla Maesta Agostinho, Juliana Cristina Magnani Primão

Última alteração: 09-10-18

Resumo


Ana Karoline Caneles Batista Jorge (Graduanda)[1], Kamilla Maestá Agostinho (Coordenadora)[2], Juliana Cristina Magnani Primão (Docente)[3]

A monitoria é um instrumento utilizado para auxiliar na fixação dos conteúdos vistos em aulas e sanar as dúvidas dos acadêmicos. A disciplina de Fundamentos da Assistência de Enfermagem é teórica e prática, ofertada no 4º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do campus de Sinop. A monitoria teve por objetivo auxiliar no processo de aprendizagem dos acadêmicos quanto ao conteúdo ministrado em sala de aula, sanando dúvidas e disponibilizando o laboratório para a prática de procedimentos a fim de melhorar a destreza e conhecimento dos acadêmicos acerca da disciplina. A monitoria foi ofertada em horários pré-definidos no laboratório de práticas hospitalares do campus, por meio de rodas de conversa sobre os conteúdos, prática de exame físico e procedimentos nos bonecos ou nos colegas, também foi criado um grupo de conversa no aplicativo Whatsapp® para facilitar a comunicação e a resolução de dúvidas mais rapidamente. Além disso a monitora disponibilizou estudos dirigido e simulados das provas práticas para auxiliar no aprendizado dos acadêmicos. Participaram da monitoria 10 acadêmicos, sendo que 11 estão matriculados na disciplina. Observou-se que os estudantes foram evoluindo nas monitorias e os resultados foram notáveis já na primeira avaliação na qual dos 11 alunos, apenas aquele que não obteve presença nas monitorias teve a nota abaixo da média. Além disso percebeu-se que as maiores notas foram atribuídas aqueles com maior frequência na monitoria, evidenciando os benefícios da monitoria para os acadêmicos, uma vez que o conteúdo se torna mais facilmente compreensível melhorando o desempenho nas aulas de campo, sendo notado também nos resultados de avaliações teóricas e práticas.  Para o monitor, há também benefícios uma vez que traz experiência para docência e soma na progressão de suas práticas em campo no decorrer de outros semestres, também contribui para seu crescimento e amadurecimento pessoal.


[1] Bolsista e Graduanda do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso – E-mail: karolcaneles@hotmail.com

[2] Enfermeira, docente do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenadora da monitoria Fundamentos da Assistência de Enfermagem – E-mail: kamillamaesta@gmail.com

[3] Enfermeira, docente do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso, – E-mail: ju.primao@gmail.com.


Palavras-chave


Monitoria; Enfermagem; Monitor