Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, V SEMANA ACADÊMICA DE SINOP

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA DA UFMT-SINOP
Thavila Karise Rodrigues, Maykon Bruno de Oliveira Godoy

Última alteração: 09-10-18

Resumo


Compreende-se a atividade de monitoria como uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica. A monitoria tem como princípio dar oportunidade ao acadêmico a experiência docente, sendo o principal objetivo de os monitores auxiliarem o professor a ministrar a disciplina e contribuir com os alunos no decorrer do semestre. A disciplina de Química Analítica possui carga horária de 80 horas sendo distribuídas em duas aulas práticas em laboratório e três aulas teóricas em sala que são ministradas semanalmente, é ofertada no 2º semestre para alunos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Nas primeiras aulas práticas, onde os alunos têm o primeiro contato com o laboratório, são levantados temas como aferições de vidrarias e preparo de soluções, de acordo com a facilidade de manuseio e entendimento de laboratório dos alunos, sempre em conjunto com as aulas teóricas, com o decorrer da disciplina então é explorado praticas analíticas como solução tampão, determinação pH do solo e titulação, podendo assim ser visível a melhoria dos alunos tanto na realização das práticas, manuseio das vidrarias, uso correto dos equipamentos, quanto nos cálculos de preparo de soluções e diluições necessários para a realização das aulas. Quanto mais conjunta a teoria e a prática, mais concreta se torna a aprendizagem de química analítica, podendo citar prática realizada para obtenção de pH do solo, o que posteriormente os auxiliara em matérias futuras.  O atendimento aos alunos foi de forma direta através de salas de estudos no campus ou até mesmo pessoalmente em casa, além do atendimento indireto através de aplicativo de celular, tudo para sanar o máximo de dúvidas que foram surgindo. A maior dificuldade encontrada pelos alunos foi justamente a de interpretação dos exercícios, além das dificuldades envolvendo operações matemáticas as quais ainda não tenham total domínio. Dessa maneira o monitor apresentou alguns exemplos práticos adquiridos ao longo da graduação além do suporte de revisão dado pela professora. O programa de Monitoria além proporcionar um maior contato do aluno com a disciplina, abre portas para uma possível escolha docente e permite uma nova visão acadêmica.


Palavras-chave


Monitoria; Química Analítica; Laboratório;