Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, V SEMANA ACADÊMICA DE SINOP

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Atividade de Monitoria no Curso de Medicina- UFMT/Sinop
Isabela Bandeira dos Santos Jordão

Última alteração: 09-10-18

Resumo


ATIVIDADE DE MONITORIA NO CURSO DE MEDICINA – UFMT/SINOP

Isabela Bandeira dos Santos Jordão; Rafaela Gonçalves Barbosa; Cristina de Sousa Bolina; Paulo Henrique de Matos Alves; Regina de Sousa Bolina-Matos

 

O estudo da Anatomia Humana é essencial para a formação do médico, sendo considerado um dos pilares básicos do curso de Medicina. O curso de Medicina no campus UFMT- Sinop é estruturado em“Metodologias ativas”, onde o aluno tem uma posição mais autônoma no processo ensino-aprendizagem, com o apoio dos professores e dos monitores. Dessa forma, as monitorias têm como objetivo direcionar o estudo dos alunos e permitir a eles um maior contato com o laboratório de anatomia, possibilitando uma análise mais minuciosa das peças(tanto sintéticas como aquelas biológicas), garantindo-lhes uma maior confiança ao realizar, especialmente, as provas práticas. Da mesma forma, essa atividade permite a consolidação do conhecimento de morfologia pelos monitores, por meio de ações guiadas pelos professores, visando facilitar e desenvolver habilidades de ensino. Foram ofertadas monitorias aos acadêmicos do primeiro ano do curso de Medicina, tanto durante o horário das aulas práticas, como em horários extra-curriculares, com a temática de anatomia geral;e, semelhantemente,aos acadêmicos do segundo ano do curso de Medicina em horários extra-curriculares, com a temática de neuroanatomia e anatomia topográfica. Além disso, foram ofertados simulados em véspera de provas práticas e teóricas, com o objetivo de preparar os alunos para a realização das mesmas, além de discutir potenciais questões e esclarecer dúvidas relevantes. Os resultados apresentados na atividade de monitoria, baseado nas notas e nas abordagens verbais aos alunos, foram positivos, já que permitiram o estímulo à aprendizagem de forma ativa, melhor assimilação teórico-prática pela utilização e manutenção das peças anatômicas do laboratório de anatomia, além de incentivar o estudo em grupo. Houve grande adesão, por parte dos estudantes, às monitorias, mesmo essas não sendo obrigatórias, demonstrando, portanto, interesse e satisfação dos acadêmicos frente ao trabalho dos monitores. Assim, acredita-se que as atividades realizadas pelos monitores de anatomia geral, neuroanatomia e anatomia topográfica contribuíram para potencializar os resultados dos alunos, evidenciado por meio de um bom desempenho dos estudantes durante as avaliações, além de permitir que os monitores desenvolvessem suas capacidades didáticas e de organização, competências importantes para a formação acadêmica.


Palavras-chave


Anatomia; Morfologia; Monitoria; Ensino