Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, SemiEdu 2018 - 30 Anos do PPGE

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O ENSINO DE MATEMÁTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Lucenildo Elias Silva, Daniela Bonfim de Castro, Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci

Última alteração: 14-10-18

Resumo


Atualmente é possível perceber a grande preocupação acerca da qualidade da educação na educação básica. Essa preocupação ocorre no Brasil, particularmente, a partir das últimas décadas do século passado, com a apresentação de propostas direcionadas para a necessidade de mudanças no sistema de organização e oferta do ensino médio. Essas preocupações advêm de severas transformações ocorridas no país a partir das décadas de 1980, início do século XXI e nos dias atuais em decorrência das reformas trazidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Com isso, percebe-se que essa proposta indica para uma nova forma de organização e intencionalidade da educação para o ensino fundamental e médio, o que consequentemente impera para o professor que atua nessas etapas a necessidade de mudança em suas práticas docente. Para esta atividade, estamos utilizando a metodologia de resolução de problemas fundamentada em Polya (1986) e Dante (2003), promovendo discussões e reflexões acerca da nova perspectiva de ensino trazida pela BNCC. Nesse sentido, segue o relato de uma formação em Educação Matemática que está em fase de conclusão no CEFAPRO de Barra do Garças-MT, contemplando professores de matemática que atuam no ensino fundamental e médio, com o objetivo de elaborar um plano de aula articulado a BNCC e ao currículo escolar a partir da Unidade Temática Geometria, analisando se é possível o desenvolvimento de habilidades específicas para o ensino fundamental e de competências específicas para o ensino médio seguindo essa perspectiva, vislumbrando uma formação crítica e emancipadora para os estudantes.

Palavras-chave: Base Nacional Comum curricular. Ensino Fundamental e Médio. Educação Matemática. Resolução de Problemas.


Palavras-chave


Base Nacional Comum curricular; Ensino Fundamental e Médio; Educação Matemática; Resolução de Problemas

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