Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

Tamanho da fonte: 
O USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDO DA ESTRUTURA CELULAR DURANTE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ELAINE PERES SILVA, ELISANA MAIARA PERES DA SILVA

Última alteração: 25-07-19

Resumo


As células eucariontes e procariontes são estruturas microscópicas complexas e o uso de modelos didáticos sem o auxílio do microscópio óptico é uma alternativa viável em sala de aula. Dessa forma o objetivo do trabalho foi construir um modelo didático que auxiliasse no estudo da célula na disciplina de Biologia. A confecção foi realizada pelos alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio localizada no município de Tangará da Serra, MT. Inicialmente, para a apresentação do conceito de célula aos estudantes, utilizou-se quatro aulas expositivas e dialogada, distribuindo os 25 alunos da turma em grupos de trabalhos, onde cada grupo confeccionou um modelo didático de célula. Os estudantes que participaram do trabalho comentaram durante a exposição das maquetes que a confecção e o uso do material didático facilitou o estudo motivando-os a conhecer mais sobre a célula. Observou-se que ao desenvolver essa atividade, a capacidade assimilativa e associativa do conteúdo e o relacionamento interpessoal foram melhorados bem como a distribuição de tarefas entre os pares, foi de forma coletiva.
Palavras-chave: Modelo didático. Estudo da célula. Aprendizagem.