Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

Tamanho da fonte: 
A COSNTRUÇÃO DE UM DESSALINIZADOR DE ÁGUA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
ELISANA MAIARA PERES DA SILVA, ELAINE PERES DA SILVA, PAULA LIMA DA CRUZ VERCIANO

Última alteração: 12-08-19

Resumo


Buscando alternativas para o problema da escassez de água potável em regiões onde a água apresenta ser salobra, a construção de um dessalinizador que possa dessalinizar água parece ser uma alternativa para a população que vivem nessas áreas. As metodologias ativas possuem uma concepção do processo de ensino aprendizagem que considera a participação efetiva dos estudantes na construção do ensino, e a ABP vem consolidar essa proposta. O objetivo do trabalho foi construir um dessalinizador térmico solar alternativo de água potável com estudantes do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio por meio da aprendizagem baseada em problemas. A ABP demonstrou ser eficaz quando se pretende prosperar no rompimento dos paradigmas do ensino tradicional, exigindo uma propositura do professor ao desempenhar um trabalho que torne o aluno protagonista no processo de ensino aprendizagem. O dessalinizador térmico, demonstrou ser eficaz em seu funcionamento, podendo ser uma alternativa para utilização no Distrito da São Jorge e outras comunidades que tenha como principal fonte de abastecimento água salobra, porém há necessidade de adequações para atendimento da demanda.
Palavras-chave: Metodologias ativa. Água salobra. Protagonismo juvenil.