Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

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PROBLEMATIZANDO IDENTIDADES DOCENTES: TENTATIVAS DE CONSTRUÇÃO
Cláudio Afonso Peres, Silvana Alencar Silva, Filomena Maria de Arruda Monteiro

Última alteração: 16-08-19

Resumo


Neste artigo temos por objetivo compreender os estudos sobre identidades no campo do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), considerando a complexidade da atividade e as tentativas de construir identidades em diversos contextos. Em termos metodológicos nos orientamos pela abordagem qualitativa de pesquisa aliada à pesquisa do tipo bibliográfica, realizada a partir de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação nos últimos 10 anos nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Consideramos que as teses e as dissertações tratam das identidades em diferentes perspectivas, desde uma noção essencialista, pura e fixa até tentativas de compreendê-la por um olhar de processo contínuo de construção e de hibridismo. Foram ainda recorrentes nos trabalhos estudados a alusão às condições de trabalho, resultante das reformas neoliberais do Estado e seus impactos nas identidades docentes. Todavia, a relação entre o mal-estar dos docentes e as identidades, em geral, não são tratados como processos, mas como tentativas de definir identidades pelos contextos da prática docente, desconsiderando os aspectos culturais envolvidos.
Palavras-chave: Identidades. Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisa bibliográfica