Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

Tamanho da fonte: 
Gestão Organizada A Serviço De Uma Formação Social
isamara de Oliveira Rosendo Cardoso, Celeste cunha, MONISVINICIAS NOGUEIRA DE OLIVEIRA SANTOS

Última alteração: 15-08-19

Resumo


O trabalho proposto demonstra a preocupação do Curso de Pedagogia/IE/UFMT com a compreensão pelos alunos(as) do trabalho da gestão na Educação Infantil, numa perspectiva da gestão democrática da Educação. O artigo tem o objetivo de demonstrar, analisar e refletir sobre a prática no trabalho da Gestão em Escola da Educação Infantil pública. Na realização do estudo se utilizou da metodologia de pesquisa exploratória e bibliográfica de abordagem qualitativa básica. Para tanto foi definido como lócus do estudo uma Creche Municipal situada no bairro Jardim Imperial I, em Cuiabá-MT. Os dados foram levantados por meio de observações e entrevistas concedidas pela diretora, coordenadora, secretária, pedagogas e demais colaboradores. Finalizando o estudo temos a considerar que os dados nos permitem dizer que para compreender a gestão escolar democrática torna-se necessário conhecer o processo histórico e de desenvolvimento do trabalho de toda a equipe pedagógica da unidade educativa, da participação das famílias e da comunidade no projeto educativo da escola.