Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

Tamanho da fonte: 
BALANÇO DE PRODUÇÃO: A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO EMERGENTE REFLETIDA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Bruna Borges Veiga, Loriége Pessoa Bitencourt

Última alteração: 16-08-19

Resumo


Esta pesquisa apresenta as reflexões realizadas a partir do balanço de produção, acerca da temática de nossa pesquisa de Mestrado em andamento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu, Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, cujo foco é “A Pedagogia Universitária, a Docência Universitária e o Desenvolvimento Profissional”, assim nos propomos a realizar uma revisão bibliográfica sobre as produções científicas (teses e dissertações) no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para o desenvolvimento deste artigo foram aplicados os seguintes procedimentos metodológicos: além da revisão bibliográfica, utilizamos a abordagem de análise quali-quantitativa dos resumos das produções coletadas, optamos pela junção dos três descritores no campo de busca, sendo estes “A Pedagogia Universitária, a Docência Universitária e o Desenvolvimento Profissional”, não foi necessário fazer uso dos filtros disponíveis no site, pois dos 14 (catorze) trabalhos que compunham nossa amostra final, todos estavam dentro da Grande Área do Conhecimento: Ciências Humanas e, concentrados na Área do Conhecimento: Educação. Quanto ao período de tempo, os trabalhos retornados estavam entre o período de 2008 a 2018. Refrente ao tipo de pesquisa verificamos que a amostra era composta por sete teses e sete dissertações de programas de pós graduações Stricto Sensu. Constatamos que as discussões sobre desenvolvimento profissional relacionadas a docência universitária compreendidas no campo da pedagogia universitária estão começando a ser mais exploradas levando a uma expansão destes conhecimentos.