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O ESTUDO DA BNCC NO CONTEXTO ESCOLAR: A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA PEDAGÓGICA E COTIDIANO
Marlene Silva Rodrigues, Renata Angélica Barros Ribeiro da Silva Palmeira, Eucaris Joelma Rodrigues Ferreira

Última alteração: 14-08-19

Resumo


Resumo:
Este texto apresenta algumas reflexões sobre a relação entre o estudo da BNCC (BRASIL, 2018), prática pedagógica e cotidiano escolar. Com o objetivo de compreender a construção curricular, problematizamos como se configurou a relação entre o estudo da BNCC (BRASIL, 2018), prática pedagógica e cotidiano escolar. Teórico-metodologicamente, a BNCC (BRASIL, 2018) é compreendida como uma política curricular nacional/local; prática pedagógica como prática dialogizada construída pela história sociocultural e profissional dos participantes do cotidiano escolar. A relação analisada sinaliza: a existência do não binarismo entre teoria e prática, ambas constituidoras dos processos de formação continuada; o entendimento da existência da BNCC (2018) como um documento oficial que estabelece uma relação de bricolagem (BALL, 2001) com outros documentos anteriores e seus efeitos na reestruturação curricular local.
Palavras-chave: Política curricular. Currículo. Prática pedagógica.

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