Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

Tamanho da fonte: 
O PIBID NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PAPEL DE FORMAÇÃO DOCENTE
Henrique Ribeiro Silva, Dayanna Vieira de Jesus

Última alteração: 16-08-19

Resumo


O presente artigo aborda a temática da formação e desenvolvimento profissional de professores da educação básica, tendo como referência o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com ênfase no trabalho, função e aprendizagens do professor da unidade escolar e bolsistas do PIBID. Analisa o processo de formação e desenvolvimento do professor-regente e bolsistas, considerando suas concepções, funções e aprendizagens vividas no âmbito do Programa. Estas são consideradas experiências importantes para a formação profissional. A participação do PIBID na unidade escolar, resulta em mudanças para melhorar a prática pedagógica docente, visto que proporciona experiências que efetivamente contribuem para a formação e desenvolvimento profissional tanto de professores regentes quanto dos bolsistas que são impactados profundamente por esta experiência.