Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

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A INDUÇÃO À DOCÊNCIA: MAPEANDO PESQUISAS NO QUADRANTE DE 2013 A 2018
Adriana Reis Clemente, Rosana Maria Martins

Última alteração: 16-08-19

Resumo


Este texto apresenta um estudo do tipo Estado do Conhecimento, em que a pesquisa foi realizada nas plataformasde publicações de teses, dissertações, periódicos, artigos que abordam a temática “indução à docência”, bemcomo “programas ou iniciativas de acompanhamento” ao professor iniciante. O objetivo deste artigo é evidenciaras pesquisas acadêmicas e apresentar os resultados do levantamento de uma busca, que aponte qual o volume e oque estes estudos podem contribuir para aqueles que se dedicam a conhecer os processos relacionados a induçãodocente, no início de carreira, com recorte temporal de 2013-2018. Como suporte teórico focou-se,principalmente, nos trabalhos de Marcelo (2016) e André (2012) que trazem contribuições importantes paracompreensão deste período de inserção profissional e evidenciam a importância de um acompanhamento maispróximo aos professores iniciantes. A pesquisa foi realizada utilizando a abordagem quantitativa-qualitativa,para conhecer o volume das produções, bem como a forma como o tema vem sendo referenciado. Com a leiturados trabalhos acadêmicos evidenciou-se que, já existem programas ou iniciativas de acompanhamento docente,mas esses ainda são tímidos para atender as fragilidades deste momento da carreira do professor, isto é, no inícioda carreira. Foi possível verificar que a preocupação com o desenvolvimento profissional e a formação dosprofessores em início da carreira vem ganhando importância nas pesquisas, o que indica a relevância desta áreade estudo para a formação de professores. Palavras-chave: Indução à docência. Formação de professores. Programa de acompanhamento docente.