Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA REAMEC SOBRE SUSTENTABILIDADE E ECOLOGIA: UM ENSAIO TEÓRICO NO ESTADO DA QUESTÃO
BRUNA CRISTINA PROLO MASSOLA, MARIUCE CAMPOS DE MORAES

Última alteração: 10-08-19

Resumo


Para sermos cidadãos críticos e ativos na sociedade, é preciso acompanhar o seu desenvolvimento e crescimento, e para isso é preciso ter consciência ambiental, com ações responsáveis para a manutenção e respeito aos ecossistemas de sustentação da vida. O presente artigo traz um ensaio teórico configurado como Estado da Questão, com o objetivo de refletir sobre o debate presente nas publicações decorrentes de um levantamento bibliográfico na Revista da Rede Amazônica de Educação Ciências e Matemática, sobre os conceitos de sustentabilidade e ecologia nas publicações da revista no período de 2013 a 2019 (janeiro/julho). Este estudo pertence a uma pesquisa/investigação educacional em andamento desde março de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT, vinculada a Linha de Pesquisa em Educação em Ciências e Educação Matemática. O levantamento do estado da questão permitiu e contribuiu para a constituição dos conceitos de sustentabilidade ecológica, agrupando os conceitos de sustentabilidade e ecologia, em uma unidade conceitual para compreensão, estudo e construção da pesquisa educacional pretendida.

Palavras-chave: Estado da Questão. Pesquisa Educacional. Sustentabilidade ecológica.