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A CONFLUÊNCIA DE SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO.
Kalmon da Silva Oliveira, Laura Paula de Oliveira

Última alteração: 10-08-19

Resumo


Há de se pensar que A Confluência de Saberes e Práticas de Professores de Biologia requer uma análise dos Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo, para uma percepção que demonstre os caminhos e as práticas traçadas pelos docentes em inovar e trazer para o chão da sala de aula, e na mediação dos conhecimentos individuais e na coletividade com os estudantes. na busca da compreensão e relatos de experiências com possíveis práticas pedagógicas exitosas com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).  O presente trabalho, trata-se de uma pesquisa em processo de construção que iniciou em março de 2019, na linha de pesquisa de Educação em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Refere-se uma busca investigativa nas experiências vivenciadas pelos professores de Biologia em uma escola de Mato Grosso, direcionada nesse processo de construção de saberes, com abordagem qualitativa partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa, e utilizando como instrumento de registros de informações: questionários e entrevistas semiestruturada in lócus. Para a análise dos dados, recorre-se ao método da análise textual discursiva (ATD). Pretende-se, portanto, contribuir com os debates envolvendo saberes docentes e formação de professores de Biologia e, consequentemente, melhorar o Ensino de Ciências e Biologia no Estado de Mato Grosso e no país, colaborando com o desenvolvimento de políticas públicas e curriculares para a formação de professores de Ciências e Biologia.

Palavras-chave: Educação em Ciências. Ensino de Biologia. Saberes Docentes. Formação de Professores.