Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GT 1 – Culturas Escolares e Linguagens

LEITURA DE IMAGENS, REFLEXÕES E RELAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS
Ellen de Lourdes Pelliciari Fanfoni
O brincar livre: (im) possibilidades de uma infância amorosa
Helena Maria Rodrigues de Paula, Evando Carlos Moreira
OS JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO, POSSIBILIDADES CONCRETAS
Rogério Luís Bauer
PROTAGONIZANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA PLENA.
Juliani Cristina Silva, Juciara Monteiro Leão, José Cassio Miranda
PROTAGONIZANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA PLENA.
Juliani Cristina Silva, Juciara Monteiro Leão, José Cassio Miranda
Manoel de Barros encontros e des(encontros)
Mirian Cezário Cezário Guedes Soares, Roger Cardoso Saldanha
JOGOS E BRINCADEIRAS EM OFICINAS LÚDICAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENDEREÇADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Eva Laura Silva Fortes de Carvalho, Cleomar Ferreira Gomes
RITOS E RITUAIS: FORMA EXPRESSIVA PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO
Leilane dos Santos Rohleder, Cleomar Ferreira Gomes
Manoel de Barros encontros e des(encontros)
Mirian Cezário Cezário Guedes Soares, Roger Cardoso Cardoso Saldanha, Barbara Cortella Pereira
Manoel de Barros encontros e des(encontros)
Mirian Cezário Cezário Guedes Soares, Bárbara Cortella Cortella Pereira, Roger Cardoso Saldanha
ESTUDO SOBRE O CORPO NA PEDAGOGIA WALDORF: DESAFIOS DA PESQUISA DO TIPO ETNOGRÁFICA EM AMBIENTE VIRTUAL
Eliane Souza Oliveira dos SANTOS, Cleomar Ferreira GOMES
DIREITOS HUMANOS, HISTÓRIA E LINGUAGENS: O ALMIRANTE NEGRO EM HQS
Rosemar Eurico Coenga
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Rosemar Eurico Coenga
O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE CUIABÁ-MT
Daniele Vilela Itacaramby, Cleonice Fernandes Terezinha, Cleonice Fernandes Terezinha
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Erika Silva Alencar Meirelles, Teresinha de Jesus Pereira Lima Nalin, Rosemar Eurico Coenga
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
ERIKA SILVA ALENCAR MEIRELLES, TERESINHA DE JESUS PEREIRA LIMA NALIN, ROSEMAR EURICO COENGA
O DESENVOLVIMENTO MOTOR E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE DANÇA INSERIDAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE CUIABÁ-MT
Creverson Oliviera, Cleonice Fernandes
TRAJETÓRIA COMPETITIVA DE UM ATLETA OLÍMPICO CUIABANO DE NATAÇÃO
Jefferson Carvalho Neves, Cleonice Terezinha Fernandes, Cilene Maria Lima Antunes Maciel
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Erika Silva Alencar Meirelles, Teresinha de Jesus Pereira Lima Nalin, Rosemar Eurico Coenga
DIÁLOGOS SOBRE OS CORPOS PRECARIZADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
LEZI APARECIDA DA SILVA, Cleomar Ferreira Gomes
A LITERATURA SEGUNDO ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VÁRZEA GRANDE
Simone Sanches Vicente Morais, SORAYA DO LAGO ALBUQUERQUE, Ninna Sanches Vicente da Costa
PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ARENA DA EDUCAÇÃO: A CONCEPÇÃO DE ESPORTE
Éderson Andrade, Talita Ferreira Biedrzycki
Caminhos de Ser Mais: Teatro do Oprimido e Decolonialidade de Gênero
Katiuska Azambuja, Maria Thereza de Oliveira Azevedo
Compreensão responsiva na sala de aula: uma prática realizada com estudantes do último ano do ensino médio.
Laiza Luz Martins Sant'Ana
ANÁLISE DO GÊNERO POEMA PARA ESTUDANTES SURDOS DA UFMT NO LAA ATRAVÉS DO SISTEMA GOOGLE MEET
Sebastiana Almeida Souza
HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO DIDÁTICA DE ENSINO: TEORIA E PRÁTICA
Sérgio Alberto Pereira
A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Juliana Faria Álvaro, Armelinda Borges da Silva
RELEITURAS MULTISSEMIÓTICAS DE OBRAS LITERÁRIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
GISELLE MARQUES RAMOS DE OLIVEIRA
Do aprendizado tradicional para os jogos eletrônicos
Adriana Botelho Alves Skolaude, Jeisa Cruz
A representação da mulher contemporânea nas reportagens publicadas pela revista "Nova"
jeny machado do val tavares
Pandemia e Violência contra a Mulher: um novo espaço para a extensão
Rafaela Maria Góis Missio, Karolayne Pereira Marques, Valdeir Ribeiro de Jesus
Direitos humanos, História e Linguagens: o almirante negro em HQS
Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da Costa
O uso da Comunicação Não-Violenta em sala de aula: quebrando o ciclo da violência através de uma educação empática.
Meireane da Costa Oliveira, Edson Renato Nardi
A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Juliana Faria Álvaro
A Entonação na Libras: Mudanças de sentido
Rosimeri Maria dos santos Almeida
Culturas Escolares e Linguagens: abordagem no contexto educacional
Edivânia Pedro da Costa, Norenir Oliveira Leite Mamedes, Susany Pedro da Costa

GT 2 – Educação e Comunicação

EDUCAÇÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Welber Duarte Santos, Fabiane Passarini Pizaneschi
O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VIA FACEBOOK: UMA FERRAMENTA PARA INTERVENÇÃO DO PROJETO “HEFORSHE-DYNAMIS”
Carolina Faloni Ferreira Dos Santos, Vitoria Alves Beserra, Valdeir Ribeiro De Jesus
SUJEITO SURDO: NARRATIVAS DOS SENTIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ACERCA DAS PRIMEIRAS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA COVID-19
Miriã Gil de Lima Costa, LUCIANA COLADINE BERNARDO
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPA-CAMETÁ
Beatriz Raniéri Belo, Eraldo Souza do Carmo, Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO DISPOSITIVO PARA MOBILIZAÇÃO DE PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
Daniele Trevisan, Cristiano Maciel, Terezinha Fernandes Martins de Souza
CINEDU: EXTENSÃO NA INTERFACE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Jenisson Edy Viana Bartniski, Marcella Rodrigues Vieira
CULTURA DIGITAL, INFÂNCIA E BRINCADEIRAS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AS MUDANÇAS NAS PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Danielly Nery da Silva, Daniele Trevisan
AS PRÁTICAS STEM NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DE MATO GROSSO
Waleska Gonçalves de Lima, Cláudia Inês Dahmer, Sabrina Bourscheid Sassi
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO MUNDO HÍBRIDO EM TEMPOS DE PANDEMIA
FLÁVIA BEPPU, CRISTIANO MACIEL
PERÍODO LETIVO SUPLEMENTAR EXCEPCIONAL DA UNEMAT: DESAFIOS EMERGENTES I
Elaine Cristina Silva, Rusilei Luzia da Costa Pessatto, Daniele Trevisan
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DAS TIC’S NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
Tamires Brito Pantoja, Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
PANDEMIA: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL E A URGÊNCIA DE NOVAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Renata Martins Coronel, Marta da Conceição De Paula, Mariana Hannae Hayashi
A EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES REALIZADAS PELA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL MANOEL GOMES
Júlio César Marajoão, Mara Marques de Oliveira
AULAS NÃO PRESENCIAIS: DISCUSSÕES, ENSINO E APRENDIZAGEM REFLEXÕES SOBRE O UNIVERSO EDUCACIONAL
ELIANA Ferreira FERREIRA DOS SANTOS, Cristiane Otilia Colossi Bernhardt, Edimar da Rocha
DO DISTANCIAMENTO SOCIAL À AULA VIRTUAL: ODA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Márcia de Souza Damasceno, Fabiane Alves da Silva, Claudia Lucia Landgraf Valério
HISTÓRIA EM QUADRINHOS PONTENCIALIZANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Lucinete Ornagui de Oliveira Nakamura, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, José Serafim Bertoloto
LEITURA DE POESIA LOMBADA EM AMBIENTES DIGITAIS PARA A PROMOÇÃO AO INCENTIVO À LEITURA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Yara Reis Cardoso, Rosemar Eurico Coenga
OS DESAFIOS DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS POR PROFESSORES NO PERÍODO DE PANDEMIA.
Miriam Furtado Bento dos Anjos, Susany Pedro da Costa, Geissyane Aparecida Oliveira dos Reis

GT 3 – Educação e Diversidades Culturais

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: A ETNOSSOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho, Suely Dulce de Castilho
PROTAGONISMO DE PERSONAGENS NEGROS NAS HISTÓRIAS INFANTIS DIGITAIS E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA
Michele Corrêa de França, Suely Dulce de Castilho
A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CENSO DEMOGRÁFICO DE 2021
Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli, Suely Dulce de Castilho
RACISMO E ANTIRRACISMO NAS ESCOLAS: A VISÃO DE ESTUDANTES NÃO ÍNDIOS SOBRE INDÍGENAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE NOVA XAVANTINA/MT
Natália Araújo de Oliveira
Sociologia da educação e comunidades quilombolas: a educação plural como caminho para o reconhecimento
Clarissa Bottega
A EDUCAÇÃO EM FACE DO AUMENTO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA
KAREN Leticia Dias, Valdeir Ribeiro de Jesus, Luara Silva Jovino
A HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA REVISÃO DE LITERATURA
Ana Flávia Bezerra Toledo Camargo, Amailson Sandro de Barros
DESAFIO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NAS BASES DE DADOS SCIELO E LILACS ENTRE O PERIODO DE 2014 E 2017
Cristhian Vergilio Miranda da Silva, Beleni Saléte Grando
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA OUTRA GESTÃO ESCOLAR
Zenaide Borre Kunrath
O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO: IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NEOLIBERAL NO CONTEXTO DA COVID-19
Soraide Isabel Ferreira, Alessandra Ferreira Mota
Intencionalmente racista: a realidade legal-institucional-estrutural no Brasil
Michelangelo Henrique Batista
Projovem Campo como Política Pública: Uma Pesquisa Inicial
Cleuza Aparecida de Santana Gonçalves
DE LONDRES À BEIRADÃO- EVOLUÇÃO TERRITORIAL, HISTÓRICA E CULTURAL DA FESTIVIDADE DE SÃO BENEDITO DE CARAPAJÓ/ CAMETÁ-PA.
SENHORA NILVEA POMPEU VARELA
A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CENSO DEMOGRÁFICO DE 2021
Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli, Suely Dulce de Castilho
ENTRE ÊXODOS E REOCUPAÇÃO DO TERRÍTÓRIO DO QUILOMBO DE MATA CAVALO: DE 1940 AOS DIAS ATUAIS
BRASILINO BENEDITO DA COSTA, SILVANA DOS SANTOS COSTA OLIVEIRA

GT 4 – Educação e Povos Indígenas

Hitoria e memoria
Beleni Saléte Grando
LOS BILINGÙÍSMOS MULTIFACÉTICOS Y LA EDUCACIÓN INDÍGENA A CONTRAPELO: EL CASO DE LOS ESTUDIANTES MAYAS DE CHIAPAS
MARIA ANTONIETA FLORES RAMOS
METODOLOGIAS DO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS E A CONCEPÇÃO DE LUGAR NA ALDEIA MAYROB, POVO APIAKÁ.
Weslei Almir Gonçalves da Silva, Jakeline Cristiane dos Santos, Thais Aline Calu dos Santos, Amanda Pereira da Silva Azinari
INDÍGENAS ARARA-KARO E GAVIÃO-IKOLEN NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM JI-PARANÁ, RONDÔNIA
Armelinda Borges da Silva, Deloise Angela Amorim de Lima, Juliana Faria Álvaro
CURUSSÉ: TRAÇOS IDENTITÁRIOS DO POVO CHIQUITANO E A RELIGIOSIDADE DE UMA DANÇA
Adriane Cristine Silvas
A INCLUSÃO DA TEMÁTICA INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSCA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES EFETIVOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE CÁCERES-MT.
Crisller Cristina Soares Carioca
SABERES/FAZERES RIKBAKTSA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Elani dos Anjos Lobato
Comunidade Cinta Larga: contexto indígena de experiência histórica e vidas coletivas
Silbene Ferreira Arruda, Silbene Ferreira de Arruda, ALCEU ZOIA ZOIA
O SISTEMA DE CONTAGEM DO POVO BAKAIRI
Cleo Frediani SILVA FREDIANI, PROFESSORA Felisberta Souza, Cláudia Landin Negreiros
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ATENDIMENTO A INDÍGENAS
Benedito Lauro da Silva
A PRESENÇA DE ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Gisele moura DE jesus
UM DIA NA ALDEIA NEGAROTÊ: a cultura indígena além dos livros didáticos.
Geissyane Aparecida Oliveira dos Reis, Eliana Ferreira dos Santos
A FORMAÇÃO-AÇÃO-INTERCULTURAL IKUIA-PÁ E AS TRILHAS METODOLÓGICAS PARA ACESSAR OS CONHECIMENTOS SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA
Jonathan Stroher, Stephany Paipilla Fernàndez, Beleni Saléte Grando
A DOCUMENTAÇÃO DO SPI/FUNAI COMO FONTE PARA A DESCOLONIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA
Gustavo dos Santos Souza, Eva Maria Luiz Ferreira, Lenir Gomes Ximenes
Perspectivas educacionais relacionadas ao Atlas Sonoro das Línguas Indígenas do Brasil
Jorge Domingues Lopes
A CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA DE TRABALHO LINGUÍSTICO JUNTO AOS POVOS DA TERRA INDÍGENA TIRECATINGA
Alex Feitosa Oliveira
estudantes indigenas em escolas urbanas
sandra regina ayres
O SISTEMA DE CONTAGEM DO POVO BAKAIRI
CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS, MILLAANY FELISBERTA DE SOUZA, Cleonilde da Silva Frediani

GT 5 – Educação e Psicologia

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA SOBRE A PSICOLOGIA ESCOLAR
Daniel Silva Campos, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE DIALOGAM COM ESTAGIÁRIOS DE PSICOLOGIA
Bianca Soler, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS VERSUS PARTICIPATIVAS: TENSIONAMENTOS NO CAMPO REPRESENTACIONAL DE PROFESSORAS
Clécia Lino da Silva, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
O USO DE INTERNET POR ADOLESCENTES: REVISÃO DE LITERATURA E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM.
Cristiane Cruz Pereira Dias Guerra Semensato, Raul Tibaldi, Tatiane Lebre Dias
VOZES NEGRAS E RESISTÊNCIA NO CONTEXTO DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA: UM ESTUDO DA NARRATIVA IDENTITÁRIA DA MULHER NEGRA SURDA
Renata Ferreira Siqueira, Benedita Celeste de Moraes Pinto
SÍNDROME DE BURNOUT: O ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO
Viviene de Paulo de Melo, Jéssica Falconi Garcia, Daiany Pereira
ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA E HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: CONSTRUINDO AUTONOMIA FEMININA
Paula Oliveira da Paz Rosa, Tassiana Maria Duarte Antunes de Oliveira, Fernanda Cândido Magalhães
SÍNDROME DE BURNOUT: O ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO
Viviene de Paulo de Melo, Jéssica Falconi Garcia, Daiany Pereira
SÍNDROME DE BURNOUT: O ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO
Viviene de Paulo de Melo, Jéssica Falconi Garcia, Daiany Pereira
PRÁTICAS DE AUTOLESÃO EM ADOLESCENTES ESCOLARES: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Karine dos Santos Araujo, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE PSICÓLOGOS PENITENCIÁRIOS SOBRE A TEMÁTICA AUTORES DE VIOLÊNCIA SEXUAL
Olga Leiva Adoracion C. Santana, THAYLA FERNANDA SOUZA E SILVA
O ALUNO SIMBOLIZADO PELA LÓGICA DA BIOPOLÍTICA E DO BIOPODER EM MEIO AO PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO NAS ESCOLAS
Carlos Henrique Macena Barbosa
LEI 13.935/19: A IMPORTÂNCIA DE PSICÓLOGA(O)S E ASSISTENTES SOCIAIS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Sr. Roberto de Souza

GT 6 – Educação Ambiental, Comunicação e Arte

CARTOGRAFIA SOCIAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nazareno José Manoel Martins, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
AGENDA ANTIAMBIENTAL BRASILEIRA E AS CONEXÕES COM A GUERRA HÍBRIDA XML
Déborah Luíza Moreira Santana Santos, Michèle Sato
Mudanças climáticas sob o olhar das juventudes camponesas de Poconé-Mato Grosso
Jucieli Bertoncello, Michelle Tatiane Jaber-Silva, Regina Aparecida da Silva, Douglas Alcir de Andrade
PERCEPÇÕES SOBRE A ÁGUA, CULTURA E NATUREZA: EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NA ESCOLA DE MATA CAVALO
Cristiane Carolina de Almeida Soares, Priscilla Mona de Amorim, Michèle Tomoko Sato
PERCEPÇÕES SOBRE A ÁGUA, CULTURA E NATUREZA: EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NA ESCOLA DE MATA CAVALO
Cristiane Carolina de Almeida Soares, Priscilla Mona Amorim, Michèle Tomoko Sato
O OXÍMORO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O COLAPSO CLIMÁTICO
Romário Custódio Jales, Regina Aparecida Silva
VIVÊNCIA FORMATIVA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COLAPSO CLIMÁTICO NO MUNDO LÍQUIDO DE BAUMAN
ROBERTA MORAES SIMIONE, DENIZE APARECIDA RODRIGUES DE AMORIM, MICHÈLE SATO
OS DESAFIOS DA EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Marcela Cristiane Ribeiro Brito, Thiago Cury Luiz, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
CARTOGRAFIA SOCIAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nazareno José Manoel Martins, Ronaldo Eustáquio Feiroza Senra
ABORDAGEM TRIANGULAR E O ENSINO DE ARTE NO PÓS-MODERNIDADE
KÊNIA PAULA ALMEIDA DOS ANJOS, JOSÉ SERAFIM BERTOLOTO, ANA GRACIELA FONSECA VOLTOLINI
A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE JOGOS VORAZES
Joyce da Silva Nascimento
A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS COM VEGETAÇÃO NA COBERTURA DO SOLO: RELATO DE EXPERIENCIA NA ESCOLA ANA MARIA DO COUTO
Marinete Guimarães da Silva
RÉQUIEM PARA PENSAR: Arte-educação-ambiental e resistência sociopolítica num cortejo cênico-científico em palavras
CARLOS ROBERTO FERREIRA
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A ARTE INTEGRADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Paulo Alves de Oliveira, Keilyane da Silva Rondon Pereira
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO
Marinete Guimarães da Silva, Luciédio Rodrigues Lisboa
A APLICAÇÃO DA ARTETERAPIA JUNTO A EDUCAÇÃO COM O OBJETIVO DE TRANSFORMAÇÃO PSICOEMOCIONAL
Robson De Oliveira Lelis
LEITURA DE IMAGENS, REFLEXÕES E RELAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS
Ellen de Lourdes Pelliciari Fanfoni, Ellen de Lourdes Pelliciari Fanfoni

GT 7 – Educação em Ciências

ESTUDOS E APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Katherine Iasmin Lima Rossito Carneiro, Tamara Aguiar Tavares Mascarenhas, Cláudia Kelly de Oliveira Magalhães
O CAFÉ DA MANHÃ COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ESTUDAR A IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DOS ALIMENTOS PARA O ORGANISMO.
ARGILENA CARDOSO AMARAL
QUIZ PERIÓDICO: ENTRE PERGUNTAS E ELEMENTOS - UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E DE INCLUSÃO PROMOVIDA PELA CIÊNCIA
JONISE MARQUES DE OLIVEIRA, LUCIANA SOUSA, CARLOS RINALDI
USO DO APLICATIVO MOLECULAR CONSTRUCTOR NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Mêirior Luís Torres, José Wilson Pires Carvalho, Fabio Caires Oliveira
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÁTICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA PLENA
Alexandre Castro Silva, Ediane Maria de Barros Costa, Maria Aparecida Hungria de Almeida Oliveira
ENSINO DE CIÊNCIAS NA ERA DA PÓS-VERDADE: UM ENSAIO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE GASTON BACHELARD
Daniella Maria Coelho de Britto, Irene Cristina de Mello
CLUBE DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
Roger Vinicius Nunes Queiroz da Costa
QUÍMICA UMA EXPERIÊNCIA PRAZEROSA ATRVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
LAURA PAULA DE OLIVEIRA, kalmon da Silva Oliveira, Gladys Denise Wielewski
PRODUÇÃO DE UMA PLATAFORMA VIRTUAL PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS
Joelson Marcelo Miranda
O CAFÉ DA MANHÃ COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ESTUDAR A IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DOS ALIMENTOS PARA O ORGANISMO.
ARGILENA CARDOSO AMARAL, Débora Erileia Pedrottimansila
SABERES DE PROFESSORES DE QUÍMICA PRECEPTORES E EGRESSOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA DA UFMT
Laiene Maria Rodrigues dos Santos, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
João Vicente Jorge Rodrigues, Elane Chaveiro Soares
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIVÂNI JUSTINA DE SOUZA, CARLOS CÉZAR DA SILVA

GT 8 – Educação Matemática

Diagnóstico e encaminhamento ao laboratório de aprendizagem dos alunos em situação de dificuldades na aprendizagem matemática: um estudo de caso em duas escolas estaduais de Mato Grosso
Renata Aparecida da Silva, Marta Maria Pontin Darsie
O ESPAÇO EM TEMPOS DE PANDEMIA E AS MANIFESTAÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Camile de Araujo Aguiar, Marilu Marqueto Rodrigues, Alessandra Souza Santos
CONHECIMENTO DOCENTE PARA O ENSINO DE FUNÇÕES: um levantamento exploratório de 2015 a 2020
Héliio Cinquini Vianna Junior, Jeferson Gomes Moriel Junior
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ESTUDO PRELIMINAR DA PRODUÇÃO NACIONAL
Eli Barros Duarte, Jeferson Gomes Moriel Junior
A RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS DECIMAIS E SUAS OPERAÇÕES.
Sibeli Lopes, Marta Maria Pontin Darsie
PANORAMA DE TRABALHOS QUE ABORDAM SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PUBLICADOS NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2011-2018)
Angélica Ninke, Márcia Regina de Souza e Silva, Eliana Alves Pereira Leite
O “BOM PROFESSOR” NA VISÃO DE ALUNOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Jaryanne Rufino da Silva, Jeferson Gomes Moriel Junior
O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E A SUA RELEVÂNCIA NOS CANTEIROS DE OBRAS CIVIS E NA INDÚSTRIA
Paulo Rosa dos Santos
RELATOS SOBRE O HOME OFFICE DE TRÊS PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS – DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Gisele de Figueiredo Taques Castro, Rute Cristina Domingos da Palma
O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E A SUA RELEVÂNCIA NOS CANTEIROS DE OBRAS CIVIS E NA INDÚSTRIA
Paulo Rosa dos Santos, Alvaro Júnio Bertipaglia da Silva
NARRATIVAS DE PROFESSORES EXPERIENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Silmara Lopes da Costa Feitosa, Rute Cristina Domingos da Palma
A História da Matemática e o Ensino Aprendizagem de Números Inteiros: levantamento de Teses e Dissertações entre os anos de 2010 a 2018
Zillene Souza Cavalcante, Gladys Denise Wielewski
A INFLUÊNCIA DA TEORIA CURRICULAR CRÍTICA NA CONSTITUIÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS
Terezinha Rosa da Silva
O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E A SUA RELEVÂNCIA NOS CANTEIROS DE OBRAS CIVIS E NA INDÚSTRIA
Paulo Rosa dos Santos, Alvaro Júnio Bertipaglia da Silva
Indicadores de Desempenho no Município de Vila Bela da Santíssima Trindade
Mário Sergio de Freitas
JOGOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTUDO PRELIMINAR E EXPLORATÓRIO
Ketherin Alexsandra Da Silva Gomes, Jeferson Gomes Moriel Junior
ANÁLISES DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
Priscila Miranda Engelhardt, Ana Fanny Benzi de Oliveira Bastos
A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA DA APRENDIZAGEM COMO CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sandra Terezinha Marchiori
A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Valdicleia Pereira Barbosa
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA E A TEORIA SOCIOCONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY
João Pedro Macedo Nascimento Fernandes, Gladys Denise Wielewski, Marta Maria Pontin Darsie
HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA PRIMEIRA ESCOLA DA CIDADE DE DENISE- MT DE 1970 À 2019
Graciela Neves Lima
PIZZAMAT " A PIZZA NA MATEMATICA"
Lucimary Araujo Rodrigues

GT 9 – Educação, Infâncias e Crianças

“VOCÊ VAI VOLTAR NO FINAL DE SEMANA? ”: O DIÁLOGO HORIZONTAL E A ALTERIDADE COM CRIANÇAS
Lígia Maria Menezes Carneiro, Daniela de Barros da Silva Freire Andrade
CRIANÇAS MIGRANTES HAITIANAS, INSERÇÃO ESCOLAR E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO
Ilgentche Appolon, Clécia Lino da Silva, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
FILAS DE MENINAS E FILA DE MENINOS: METASISTEMA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS
Paula Figueiredo Poubel, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
CUIABÁ DAS CRIANÇAS: DO PROJETO CURA AOS CONDOMÍNIOS FECHADOS
Gustavo Shiraishi
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS SOBRE O CENTRO HISTÓRICO DE CUIABÁ/MT
Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha
A escuta e a participação de crianças-usuárias: reflexões sobre a elevação do grau democrático da assistência pediátrica
Andréia Maria de Lima Assunção, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
O WHATSAPP COMO RECURSO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
Amanda Fernandes Brito
AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE PARA PROMOVER A IMAGINAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Suelen de Paula Cordeiro
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR
Juliana Neves Figueiredo Saikkonen, Roberto Anderson Figueiredo Saikkonen
OS TEMPOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS EM CRECHES
Janice Anacleto Pereira dos Reis, Kátia Patrício Benevides Campos
A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS COMO PROPOSTA DIDÁTICO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MANOEL GOMES
Lucimar Brito da Silva Mayer Lira, Gabriel de Miranda Soares Silva, Jane Christina Santos Gonçalves de Campos
COTIDIANO E INFÂNCIAS: OS APRENDIMENTOS DAS CRIANÇAS NOS “COTIDIANOS COMUNS"
ELIANE Maria de Jesus, Silas Borges Monteiro
A EDUCAÇÃO NO CAMPO EM ROLIM DE MOURA: DIZERES- FAZERES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE ESCOLAS MULTISSERIADAS NOS ANOS DE 1980
Nelbi Alves Cruz, Pedro Gabriel Silva, Gabrielly Beleza Santos
VOZES CURIOSAS: VALORIZANDO O DESEJO DE APRENDIAZGEM DA PERSPECTIVA DA NARRATIVA NA CRIANÇA.
Fabiana Fatima Padua
O QUE VOCÊ FEZ NA ESCOLA HOJE? NADA SÓ BRINCAMOS!
KELEN GALVAO PINHEIRO, JAQUELINE SANDRA DIEL, SANDRA DA CONCEIÇÃO DONATO
Narrativas infantis em tempo de pandemia
magnifica Maria Almeida, Eneida Genuza Moraes, zenaide ferreira da silva
AÇÃO DAS PROFESSORAS CRIBIÁS NA QUARENTENA
Eneida Genuza de Moraes, magnifica maria de Almeida, senhora zenaide ferreira
DO DISTANCIAMENTO SOCIAL À AULA VIRTUAL: ODA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Márcia de Souza Damasceno, Fabiane Alves da Silva, Claudia Lucia Landgraf Valério
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO 1º CICLO DA ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES EM ALTA FLORESTA- MT
Yslen Ascanio Francisco

GT 10 – Ensino, Currículo e Organização Escolar

LETRAMENTOS, LETRAMENTOS MÚLTIPLOS, MULTILETRAMENTOS, MACROLETRAMENTOS E PANLETRAMENTOS
Simone de Sousa Naedzold
TDIC e Educação Básica: trabalho pedagógico no contexto do Ensino Remoto
Edilaine Maria Mendes Ferreira
Desafios e possibilidades da Didática na perspectiva da Teoria Desenvolvimental
Marilene Marzari, Victor Alves Santos, Hidelberto de Sousa Ribeiro
FEMINISMO NEGRO – A PRESENÇA DE PROFESSORAS NEGRAS OCUPANDO O CURRÍCULO DA ESCOLA PÚBLICA Um Olhar para a Decolonialidade
Shirley Souza, Rosângela Pereira de Oliveira
A PRODUÇÃO CURRICULAR EM HISTÓRIA NAS ESCOLAS COMO POLÍTICAS PÚBLICAS DE CURRÍCULO
Silvany Soares de Oliveira, Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
MAPEANDO PESQUISAS SOBRE O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA WALDORF
laura diniz campolin de carvalho, JUCILENE OLIVEIRA MOURA
A CATEGORIA PAISAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 6º ANO
Nelci Soares Silva, Judite Azevedo Carmo
REFLEXÕES INICIAIS DE UMA PESQUISA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Adriana Silva da Costa, Ozerina Victor de Oliveira
"CONVERSAÇÃO ENTRE MUNDOS": LEITURA COMO ATO DE LIBERTAÇÃO
Sirlene Lemes de Morais Silva, Márcia de Souza Damasceno, Cláudia Lúcia Landgraf Valerio
A Abordagem do Ensino-Pesquisa no ensino da Metodologia Científica: A Engenharia Civil e sua experiência pedagógica
Luciane Rocha Ferreira Pielke
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: PASSAPORTE LITERÁRIO, UMA ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
LUMA KATHYN SILVA POLICARPO, CAROLINA TENUTA PORTELA, Lucy Ferreira Azevedo
MECANISMOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE-MT
Glaucia Eunice Gonçalves da Silva, MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA FELTRIN
ENSINO, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PDF
CHERA ROSANE LELES DE BESSA, Khellen Cristina Pires Correia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUA CONSOLIDAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DE 1988
Sonia Maria Zanezi Peres
UMA ANÁLISE DA ESCOLA PLENA EM MATO GROSSO SOBRE A SISTEMÁTICA DE GESTÃO
Mara Marques de Oliveira
O DIREITO SISTÊMICO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL
Liz Cristtina Busatto, Cleonice Terezinha Fernandes
REFLEXÕES SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ
Cáita Fernanda de Paula Martins
POTENCIALIZANDO AS APRENDIZAGENS POR MEIO DO ESTUDO ORIENTADO
Giseli Duardo Maciano, Erika Silva Alencar Meirelles
MATRIZES DE REFERÊNCIA DAS HABILIDADES DE LEITURA: ENTRE TEORIZAÇÕES E PRÁTICAS NO ENSINO DE LEITURA
Gláucia Ribeiro
Metodologias ativas de ensino e uso de tecnologias interativas: caminhos para uma educação transformadora
dayane artuzi, Ana Graciela M. F. da Fonseca Voltolini, josé Serafim Bertoloto
OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITE OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE AULAS NÃO PRESENCIAIS
VANIA PIAU SANTANA CAMPOS
O PENSAR A FRONTEIRA E O TERRITÓRIO NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA
Gabriel De Miranda Soares Silva
A CONCEPÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO PARA EDUCADORES ATUANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Patricia Daiane Brandalizzi, Edineia Zulian Dalbosco, Martha Holanda da Silva
BNCC E DRC/MT: O QUE É CURRÍCULO NESSA INSCRIÇÃO DISCURSIVA?
Brígida Couto, Geniana dos Santos, Delvânia Aparecida Góes dos Santos
O TRANSPORTE ESCOLAR RURAL COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO EM JI-PARANÁ-RO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR IRINEU ANTÔNIO DRESCH
Jaine Teixeira da Fraga

GT 11 – Filosofia da Educação

O que é Heteronomia do Estado?
Mateus Moraes de Oliveira
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA
SANDRO LUIZ CHARNOSKI
CINTILAÇÕES DO DISSENSO DA ESCRITURA INFANTIL NO CURRÍCULO DA ESCOLA
Edilma de Souza, Dionéia da Silva Trindade, Silas Borges Monteiro
A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA E OS GOLPES DO MARTELO
Divina Mendes Chagas
A CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA COMO POSSIBILIDADE DO FILOSOFAR EM SALA DE AULA.
Deyvison Ronny da Silva Lopes
História das ideias pedagógicas: apagamento teórico e contribuições anarquistas
Edzar Allen de Miranda Santos
O processo dialógico no contexto escolar sob o olhar pedagógico
Syler Jean Vieira Alves Nogueira

GT 12 – Formação de Professores

SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ALGUMAS REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS
Vilma Oliveira Brito
PERCEPÇÕES DE DOCENTES BACHAREIS SOBRE SUAS PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURAS DE UMA UNIVERSIDA DE PÚBLICA DE MATO GROSSO
Humberto Verissimo Zuchetti, LORIÉGE PESSOA BITENCOURT
PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PUBLICADAS NOS ANAIS DA SEMANA DE MATEMÁTICA (2001-2020)
Marcelo Sales Pessim, Eliana Alves Leite
Formação Continuada em Educação Física: o professor reflexivo e a sua formação
Danielle Batista
NARRATIVAS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA DE MATO GROSSO: DE QUE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FALAMOS?
Silvana Alencar Silva
PERFIL DOS PROFESSORES DE ESPANHOL QUE LECIONAM ELE À REFUGIADOS VENEZUELANO NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ/MT
CRISTIANE montes DE NOVAIS, Maria Cristina Montes de Novais
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR/TUTOR PARA UM ENSINO CRÍTICO-REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Thiago Do Nascimento
Pedagogias Universitárias e o Desenvolvimento Profissional Docente: reflexões de uma temática em construção a partir de um “Estado da Arte”
Elen Caroline Tessaro, Loriége Pessoa Bitencourt
A PESQUISA NARRATIVA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSICAL
Gleciane De Oliveira Freitas
AS CONTRIBUIÇÕES DAS FORMAÇÕES DO PEDAGOGO NA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Jéssica Falconi Garcia, Daiany Pereira, Viviene De Paulo De Melo
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
SIRLEY LEITE FREITAS
A AMOSTRAGEM EM BOLA DE NEVE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS TRILHADOS
Bruna Borges Veiga, Loriége Pessoa Bitencourt
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E BNCC – UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CUIABÁ.
suely bastos bastos
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA REFLEXIVA
Alice de Jesus, Cálita Fernanda de Paula Martins
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS COMO METODOLOGIA DE SUPERAÇÃO DAS DEFASAGENS DE APRENDIZAGEM: UMA AÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Jovelina Lenir Carlini da Rocha, Hemily Sued Alves Costa, Marcelo Batista
PRÁTICAS EDUCATIVAS E TEORIAS DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO EM CONSTRUÇÃO
Flávio Bispo de Lira
PERFIL PROFISSIONAL: EXERCENDO A PROFISSÃO EM MEIO À CARÊNCIA
Larissa Madalena Da Silva Pinheiro
O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS COMO LUGAR DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
Amarília Mathilde Silva
BALANÇO DE PRODUÇÃO: PRECEPTORIA E PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
NATÁLIA GENTIL LIMA, LORIÉGE PESSOA BITENCOURT
A INVISIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO REGULAR DAS ESCOLAS ESTADUAIS QUE COMPÕEM O POLO DO CEFAPRO DE ALTA FLORESTA/MT
NILCEIA FRAUSINO DA SILVA PINTO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Patrícia Loura Mourão, Elisana Maiara Peres da Silva, José Wilson Pires Carvalho
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DIGITAL
Maria Aparecida dos Reis
OS MICRODADOS DO SAEB COMO FONTE PARA O ESTUDO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES INICIAIS
Alexandre Cândido de Oliveira Campos
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Mauro José de Souza
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO PROJETO DE FORMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE MT
Clatione Almeida de Magalhães
Formação inicial de professores: o que dizem as pesquisas
Josue Javier Cruz Escoto, Filomena Maria de Arruda Monteiro
EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO: SUAS APROXIMAÇÕES COM O NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA/NASF-AB
Sara Gabrielle Gonçalves da Silva, Bruna Maria de Oliveira
O PERFIL FORMATIVO E PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNEMAT/CÁCERES-MT
Fabricia Nates dos Santos Galvão, Elen Caroline Tessaro, Loriége Pessoa Bitencourt
FORMAÇÃO DOCENTE: COMPETÊNCIAS PARA ATUAR COM ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Greice Kelly Marinho de Andrade, Viviane Cristina de Mattos Battistello
EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NA ADAPTAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIA ATIVA
Priscila Dayene Gobetti
PERCURSOS METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Fabiola Gomes de Souza, Ana Fanny Benzi de Oliveira Bastos, Nerio Aparecido Cardoso
PERCEPÇÀO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARENÁPOLIS-MT, SOBRE A PRESENÇA NA ESCOLA DE ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA
eu vieira batista
DIAGNÓSTICO DO PERFIL DOS DOCENTES QUE ATUAM NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS QUE COMPÕEM O POLO DO CEFAPRO DE ALTA FLORESTA - MATO GROSSO E O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Elizangela Alves Sousa Marques
OS DESAFIOS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO: A ESCOLA PENSA O QUE QUER PENSAR?
Weslene da Silva Santos, Tagiana Maria Silva Bandeira
CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECENDO O CORPO ATRAVÉS DO MOVIMENTO
Cleria Silva, Jeisa Cruz, Cheila Oliveira
INICIANTE E INGRESSANTE NA CARREIRA DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGOCAS NO ENSINO REMOTO
Márcia Roza Lorenzzon, Magna Aparecida da Silva Matos, RONALDO PEREIRA DA COSTA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DESAFIOS
Dijalma Pereira Nunes Júnior, Gleison Peralta Peres
PROJETO DE FORMAÇÃO DA/NA ESCOLA COMENDADOR JOSÉ PEDRO DIAS: MOBILIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO 5° ANO
Amanda Pereira da Silva Azinari, ANA PAULA PEREIRA DA SILVA, JUCIELI BERTONCELLO
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Rosana Oliveira Rocha, Clarilza Prado de Sousa
A ESCOLA CUIABANA EM TEMPO DE PANDEMIA: A FORMAÇÃO E A PRÁXIS DE PROFESSORAS E PROFESSORES NO ANO DE 2020 NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CUIABÁ-MT
Marilu Marqueto Rodrigues, Silvia Maria dos Santos Stering, Camile Araujo Aguiar
PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS REALIZAR A PÓS – GRADUAÇÃO STRICTU SENSU
Ana Paula Rodrigues de Souza, Loriége Pessoa Bitencourt
O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA NO TERRITÓRIO MATOGROSSENSE E A COMPOSIÇÃO DE RODAS, REDES E (RE)SIGNIFICAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Jussara Cristina Mayer Ceron
Docência em tempos de pandemia: a situação dos/as educadores da rede estadual de ensino
Jakeline Modesta Almeida Fachin, Marilene Marzari
O ENSINO REMOTO NO ENSINO PÚBLICO: DESAFIOS E A ACENTUAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL
Tagiana Maria da Silva Bandeira, Izaias de Lacerda Pereira, Weslene da Silva Santos
O Grupo de Estudos ressignificando a formação continuada no município de Colíder-MT.
Regina Uemoto Maciel Martins, Maria José Basso Marques
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO PROJETO DE FORMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE MT
Clatione Almeida de Magalhães
“Educação inclusiva: desafios da formação inicial e continuada dos docentes da rede municipal e estaduais de Araputanga.”
Susany Pedro da Costa, Edivânia Pedro da Costa, Norenir Oliveira Leite Mamedes
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ARAPUTANGA – MT
Celita Fernandes Oliveira e Silva, Juliana de Andrade Boel Neves, Maria Madalena dos Santos

GT 13 – História da Educação

A TRAJETÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE POCONÉ (1912-1922)
Josiana antonia proença amaral de morais, Luciana Vicência do Carmo Assis e Silva, Elizabeth Figueiredo de Sá
A EXPANSÃO DAS ESCOLAS REUNIDAS NO BRASIL E EM MATO GROSSO NO PERÍODO -1937-1949
Roberto Costa Silva, Elizabeth Figueiredo de Sá
A EXPANSÃO DAS ESCOLAS RURAIS EM DIFERENTES RURALIDADES EM MATO GROSSO (1930-1945)
Thalita Pavani Vargas de Castro, Elizabeth Figueiredo de Sá
CONSOLIDAÇÃO DA PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO CENTRO-OESTE
Gleison Peralta Peres
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA: UMA EDUCAÇÃO ALÉM DOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (1946 – 1963)
Carminha Aparecida Visquetti, Cleicinéia Oliveira de Souza, Nilce Vieira Campos Ferreira
ENTRE REGULAMENTOS E PRÁTICAS: A ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA CUIABANA (1930-1936)
Francine Suélen Assis Leite
MEMÓRIAS E ACERVOS: REVISITANDO O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE VILHENA/RO
Helen Arantes Martins, Josiane Brolo Rohden, Alceu Zoia Zoia
CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS: O SABER E O FAZER A FOMENTAR A EMANCIPAÇÃO HUMANA
Gláucia Marcile Oliveira de Oliveira Santos, Urano Augusto Lopes Lopes Ferreira da Silva
ESCRITA DA HISTÓRIA: novos olhares, outros objetos
ANGELA LUZIA MAGALHÃES SILVA MELLO
REGISTROS DE MEMÓRIA: CEJA ANTONIO CASAGRANDE
Samya Karla Lopes de Oliveira, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Maria dos Santos Guimarães
A EDUCAÇÃO EM CÁCERES, GRUPO ESCOLAR ESPERIDIÃO MARQUES: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO.
Adriane Cristine Silvas
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONTEXTOS HISTÓRICOS
Norenir Oliveira Leite Mamedes, Miriam Furtado Bento dos Anjos, Edivânia Pedro da Costa
PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E EDUCACIONAL DE ARRAIAS: O INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES COMO LUGAR DE MEMÓRIA
CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
MULHERES NA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA HISTÓRIA BRASILEIRA E COLOMBIANA
Gabriella Moura da Silva, Nataly Ginetti Rojas Pinzón, Nilce Vieira Campos Fereira
CONSOLIDAÇÃO DA PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO CENTRO-OESTE
Gleison Peralta Peres
PODER, VERDADE E SEXO: UMA ANALISE DO PERCURSO HISTORICO DA SEXUALIDADE COMO DISPOSITIVO DE PODER
JESSICA DA COSTA Costa Jacinto

GT 14 – Movimentos Sociais e Educação

O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS E ALUNAS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA NA ESCOLA
Odorico Ferreira Cardoso Neto
PLANOS EDUCACIONAIS, SIOPE E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA - MT
Karolayne Pereira Marques, Odorico Ferreira Cardoso Neto
A PROPOSTA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O OLHAR PARA O ESPAÇO EDUCACIONAL
Luciano da Silva Pereira
A INFÂNCIA NEGRA NA HISTÓRIA DE VILHENA – RO (1960-1980): POSSIBILIDADES DE DESMISTIFICAR UM PASSADO EXCLUDENTE BRANCO
Josiane Brolo Rohden, HELEN ARANTES MARTINS, Daniella Cristina Santos de Souza Batista
EDUAÇÃO NO CAMPO E OS PERIGOS QUE RONDAM A AMAZÔNIA RONDONIENSE EM TEMPOS DE INSENSATEZ: DO HOJE AO ONTEM
Adriane Pesovento, Gabrielly Beleza dos Santos, Pedro Gabriel Silva da Silva
100 ANOS DE PAULO FREIRE: O LEGADO, A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E A POLÍTICA
Talia Moreira Souza, Lahila Nathalia dos Santos Martins, Odorico Ferreira Cardoso Neto
MAESTRA TERRA NO AR: UM PROJETO PEDAGÓGICO E EDUCATIVO RADIAL PARA AS COMUNIDADES CAMPONESAS EM TEMPOS DA PANDEMIA NA COLÔMBIA
Yohana Marcela Sierra, Claudia Liliana Sierra
JUVENTUDE E JUVENTUDE NEGRA
CLARINDA DE SALES

GT 15 – Relações Raciais e Educação

EDUCAÇÃO, CULTURA E RAÇA: A FORMAÇÃO DE "GRIOS" NA VOZ DO BRAQUEAMENTO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DO GRUPO DE ESTUDOS GARANTISMO CONSTITUCIONAL, CULTURA E HISTÓRIA AFRO DA ABDCONST
Jefferson Antonione Rodrigues, Júlia Fachini de Amorim, Guilherme Martins Rodrigues
RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES EXPERIENCIAIS DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA
Silvana Alves dos Santos
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ÍBERO-ÁSIO-AFRO-AMERÍNDIO NO CINEMA BRASILEIRO NO PERÍODO DA CHANCHADA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Silvana dos Santos Costa Oliveira, Celso Luiz Prudente
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL ANTIRRACISTA NO ÂMBITO DO CAMPUS TIJUCA I DO COLÉGIO PEDRO II - RIO DE JANEIRO
Marina Ribeiro Oliveira, Karina Siciliano Oliva Saraiva
A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA
Mário Alves dos Santos
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE CRIANÇAS AFRO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VOZES PEDAGÓGICAS DA DOCÊNCIA
Tatielly Angelina Pires, Nelbi Alves Alves da Cruz
AS LUTAS ANTIRRACISTAS NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES RACIAIS EM PROL DE AÇÕES AFIRMATIVAS
ÉVELLYN THAÍS PEIXOTO DE FREITAS, Sérgio Pereira dos Santos
Dançando na escola: Um estudo para o emponderamento Étnico Racial
Graciele Ribeiro Galdino
A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA
Mário Alves dos Santos, Sérgio Pereira dos Santos
PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NAS ESCOLAS DA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO
SIMONE FANELI DO NASCIMENTO
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UM CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: POR UMA PEDAGOGIA DE DESCONSTRUÇÃO DA BRANQUITUDE
Maria Auxiliadora Almeida Arruda, Noemi Reis Correa, Maria Eduarda Almeida Santos
APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE JUVENTUDES NEGRAS E BRANCAS
FABRIZZIA CHRISTIANE SANTOS, Sérgio Pereira Santos
“MOSTRE SEU CARTÃO FUNCIONAL”: RELATO DE VIDA E NECESSIDADE DE AUTOAFIRMAÇÃO DE UMA MULHER NEGRA, TÉCNICA DE ENFERMAGEM
ARIEL COSTA DOS SANTOS
POLÍTICA DE BRANQUEAMENTO: A CONFIRMAÇÃO DAS DESIGUALDADES E PRIVILÉGIOS DENTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Débora Cristina Schmidt Evangelista, Sérgio Pereira Santos
Seminário Avançado Relações Raciais e Educação Indígena: contribuições para a pesquisa e formação do pesquisador
Zizele Ferreira Dos Santos

GT 16 – Trabalho e Educação

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA DE JOVENS APRENDIZES
Railson da silva veras
PRODUÇÃO ASSOCIADA, SABERES E EDUCAÇÃO: POVO PURUBORÁ DA ALDEIA APEROI, RO
Anatália Daiane de Oliveira Ramos, Edson Caetano
Menos de doer, mais de doar: a Benzeção e o Bem Viver nos sentidos do Dom e da Dádiva
Flávia Lorena Brito, Edson Caetano
TRABALHADORES LIVREMENTE ASSOCIADOS E SUMAK KAWSAY OU BUEN VIVIR: OUTRO MUNDO É POSSÍVEL E NECESSÁRIO.
Cristiano Apolucena Cabral, Edson Caetano
BEM VIVER PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR
Sandra Patricia Malagón
O BEM VIVER E A INFÂNCIA: A BUSCA POR UMA VIDA PLENA EM HARMONIA COM OS DEMAIS SERES VIVOS E A NATUREZA
Marcia Aparecida de Barros da Cruz, Edson Caetano
PRODUÇÃO ASSOCIADA NO ASSENTAMENTO ROSELI NUNES - MIRASSOL D’OESTE - MT: experiências de grupos de jovens e mulheres
Eva Emilia Freire do Nascimento Azevedo, Edson Caetano
SABERES TRADICIONAIS: base e contraponto à ciência moderna
Ivonei Andrioni, Edson Caetano
A vulnerabilidade dos Professores e Professoras contratados na rede básica de educação do estado de Mato Grosso
Maúrico Oliveira Santos
SABERES FEMININOS NA PESCA: DA CONSTITUIÇÃO DE SABERES A AFIRMAÇÃO DE PRÁTICAS DAS MULHERES
Gislane Damasceno Furtado
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO DO IFG
KARLA RODRIGUES MOTA
TEMPO ESCOLA E TEMPO COMUNIDADE: Um relato de experiência em uma Escola Pública Municipal da área rural
Maria Ângela Pereira Pedroso, kleide ferreira de jesus
BALANÇO DE PRODUÇÃO: EJA DO/NO CAMPO
VALERIA DE SOUZA SILVA, LAUDEMIR LUIZ ZART
BALANÇO DE PRODUÇÃO ACADÉMICO
MARIA JOSÉ DANTAS SOUZA
A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO IFMT - CAMPUS AVANÇADO GUARANTÃ DO NORTE E OS TEMAS TRANSVERSAIS - RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Wellington Cristoffer Lewin Bucco, Rosangela Maria Pinheiro dos Santos Fernandes, Juliete Teotonio Batista
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos programas de residência multiprofissional em saúde
Leonardo Estrada Aguiar, Alcindo José Rosa
O BEM VIVER E A INFÂNCIA: A BUSCA POR UMA VIDA PLENA EM HARMONIA COM OS DEMAIS SERES VIVOS E A NATUREZA
Marcia Aparecida de Barros da Cruz