GT 1 – Culturas Escolares e Linguagens
LEITURA DE IMAGENS, REFLEXÕES E RELAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS | |
Ellen de Lourdes Pelliciari Fanfoni |
O brincar livre: (im) possibilidades de uma infância amorosa | |
Helena Maria Rodrigues de Paula, Evando Carlos Moreira |
OS JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO, POSSIBILIDADES CONCRETAS | |
Rogério Luís Bauer |
PROTAGONIZANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA PLENA. | |
Juliani Cristina Silva, Juciara Monteiro Leão, José Cassio Miranda |
PROTAGONIZANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA PLENA. | |
Juliani Cristina Silva, Juciara Monteiro Leão, José Cassio Miranda |
Manoel de Barros encontros e des(encontros) | |
Mirian Cezário Cezário Guedes Soares, Roger Cardoso Saldanha |
JOGOS E BRINCADEIRAS EM OFICINAS LÚDICAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENDEREÇADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Eva Laura Silva Fortes de Carvalho, Cleomar Ferreira Gomes |
RITOS E RITUAIS: FORMA EXPRESSIVA PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO | |
Leilane dos Santos Rohleder, Cleomar Ferreira Gomes |
Manoel de Barros encontros e des(encontros) | |
Mirian Cezário Cezário Guedes Soares, Roger Cardoso Cardoso Saldanha, Barbara Cortella Pereira |
Manoel de Barros encontros e des(encontros) | |
Mirian Cezário Cezário Guedes Soares, Bárbara Cortella Cortella Pereira, Roger Cardoso Saldanha |
ESTUDO SOBRE O CORPO NA PEDAGOGIA WALDORF: DESAFIOS DA PESQUISA DO TIPO ETNOGRÁFICA EM AMBIENTE VIRTUAL | |
Eliane Souza Oliveira dos SANTOS, Cleomar Ferreira GOMES |
DIREITOS HUMANOS, HISTÓRIA E LINGUAGENS: O ALMIRANTE NEGRO EM HQS | |
Rosemar Eurico Coenga |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL | |
Rosemar Eurico Coenga |
O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE CUIABÁ-MT | |
Daniele Vilela Itacaramby, Cleonice Fernandes Terezinha, Cleonice Fernandes Terezinha |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL | |
Erika Silva Alencar Meirelles, Teresinha de Jesus Pereira Lima Nalin, Rosemar Eurico Coenga |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL | |
ERIKA SILVA ALENCAR MEIRELLES, TERESINHA DE JESUS PEREIRA LIMA NALIN, ROSEMAR EURICO COENGA |
O DESENVOLVIMENTO MOTOR E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE DANÇA INSERIDAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE CUIABÁ-MT | |
Creverson Oliviera, Cleonice Fernandes |
TRAJETÓRIA COMPETITIVA DE UM ATLETA OLÍMPICO CUIABANO DE NATAÇÃO | |
Jefferson Carvalho Neves, Cleonice Terezinha Fernandes, Cilene Maria Lima Antunes Maciel |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL | |
Erika Silva Alencar Meirelles, Teresinha de Jesus Pereira Lima Nalin, Rosemar Eurico Coenga |
DIÁLOGOS SOBRE OS CORPOS PRECARIZADOS NO CONTEXTO ESCOLAR | |
LEZI APARECIDA DA SILVA, Cleomar Ferreira Gomes |
A LITERATURA SEGUNDO ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VÁRZEA GRANDE | |
Simone Sanches Vicente Morais, SORAYA DO LAGO ALBUQUERQUE, Ninna Sanches Vicente da Costa |
PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ARENA DA EDUCAÇÃO: A CONCEPÇÃO DE ESPORTE | |
Éderson Andrade, Talita Ferreira Biedrzycki |
Caminhos de Ser Mais: Teatro do Oprimido e Decolonialidade de Gênero | |
Katiuska Azambuja, Maria Thereza de Oliveira Azevedo |
Compreensão responsiva na sala de aula: uma prática realizada com estudantes do último ano do ensino médio. | |
Laiza Luz Martins Sant'Ana |
ANÁLISE DO GÊNERO POEMA PARA ESTUDANTES SURDOS DA UFMT NO LAA ATRAVÉS DO SISTEMA GOOGLE MEET | |
Sebastiana Almeida Souza |
HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO DIDÁTICA DE ENSINO: TEORIA E PRÁTICA | |
Sérgio Alberto Pereira |
A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA | |
Juliana Faria Álvaro, Armelinda Borges da Silva |
RELEITURAS MULTISSEMIÓTICAS DE OBRAS LITERÁRIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
GISELLE MARQUES RAMOS DE OLIVEIRA |
Do aprendizado tradicional para os jogos eletrônicos | |
Adriana Botelho Alves Skolaude, Jeisa Cruz |
A representação da mulher contemporânea nas reportagens publicadas pela revista "Nova" | |
jeny machado do val tavares |
Pandemia e Violência contra a Mulher: um novo espaço para a extensão | |
Rafaela Maria Góis Missio, Karolayne Pereira Marques, Valdeir Ribeiro de Jesus |
Direitos humanos, História e Linguagens: o almirante negro em HQS | |
Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da Costa |
O uso da Comunicação Não-Violenta em sala de aula: quebrando o ciclo da violência através de uma educação empática. | |
Meireane da Costa Oliveira, Edson Renato Nardi |
A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA | |
Juliana Faria Álvaro |
A Entonação na Libras: Mudanças de sentido | |
Rosimeri Maria dos santos Almeida |
Culturas Escolares e Linguagens: abordagem no contexto educacional | |
Edivânia Pedro da Costa, Norenir Oliveira Leite Mamedes, Susany Pedro da Costa |
GT 2 – Educação e Comunicação
EDUCAÇÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Welber Duarte Santos, Fabiane Passarini Pizaneschi |
O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VIA FACEBOOK: UMA FERRAMENTA PARA INTERVENÇÃO DO PROJETO “HEFORSHE-DYNAMIS” | |
Carolina Faloni Ferreira Dos Santos, Vitoria Alves Beserra, Valdeir Ribeiro De Jesus |
SUJEITO SURDO: NARRATIVAS DOS SENTIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ACERCA DAS PRIMEIRAS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA COVID-19 | |
Miriã Gil de Lima Costa, LUCIANA COLADINE BERNARDO |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPA-CAMETÁ | |
Beatriz Raniéri Belo, Eraldo Souza do Carmo, Maria Sueli Corrêa dos Prazeres |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO DISPOSITIVO PARA MOBILIZAÇÃO DE PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO | |
Daniele Trevisan, Cristiano Maciel, Terezinha Fernandes Martins de Souza |
CINEDU: EXTENSÃO NA INTERFACE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO | |
Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Jenisson Edy Viana Bartniski, Marcella Rodrigues Vieira |
AS PRÁTICAS STEM NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DE MATO GROSSO | |
Waleska Gonçalves de Lima, Cláudia Inês Dahmer, Sabrina Bourscheid Sassi |
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO MUNDO HÍBRIDO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
FLÁVIA BEPPU, CRISTIANO MACIEL |
PERÍODO LETIVO SUPLEMENTAR EXCEPCIONAL DA UNEMAT: DESAFIOS EMERGENTES I | |
Elaine Cristina Silva, Rusilei Luzia da Costa Pessatto, Daniele Trevisan |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DAS TIC’S NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA | |
Tamires Brito Pantoja, Maria Sueli Corrêa dos Prazeres |
PANDEMIA: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL E A URGÊNCIA DE NOVAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Renata Martins Coronel, Marta da Conceição De Paula, Mariana Hannae Hayashi |
A EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES REALIZADAS PELA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL MANOEL GOMES | |
Júlio César Marajoão, Mara Marques de Oliveira |
AULAS NÃO PRESENCIAIS: DISCUSSÕES, ENSINO E APRENDIZAGEM REFLEXÕES SOBRE O UNIVERSO EDUCACIONAL | |
ELIANA Ferreira FERREIRA DOS SANTOS, Cristiane Otilia Colossi Bernhardt, Edimar da Rocha |
DO DISTANCIAMENTO SOCIAL À AULA VIRTUAL: ODA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
Márcia de Souza Damasceno, Fabiane Alves da Silva, Claudia Lucia Landgraf Valério |
HISTÓRIA EM QUADRINHOS PONTENCIALIZANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | |
Lucinete Ornagui de Oliveira Nakamura, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, José Serafim Bertoloto |
LEITURA DE POESIA LOMBADA EM AMBIENTES DIGITAIS PARA A PROMOÇÃO AO INCENTIVO À LEITURA EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Yara Reis Cardoso, Rosemar Eurico Coenga |
OS DESAFIOS DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS POR PROFESSORES NO PERÍODO DE PANDEMIA. | |
Miriam Furtado Bento dos Anjos, Susany Pedro da Costa, Geissyane Aparecida Oliveira dos Reis |
GT 3 – Educação e Diversidades Culturais
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: A ETNOSSOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho, Suely Dulce de Castilho |
PROTAGONISMO DE PERSONAGENS NEGROS NAS HISTÓRIAS INFANTIS DIGITAIS E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA | |
Michele Corrêa de França, Suely Dulce de Castilho |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CENSO DEMOGRÁFICO DE 2021 | |
Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli, Suely Dulce de Castilho |
RACISMO E ANTIRRACISMO NAS ESCOLAS: A VISÃO DE ESTUDANTES NÃO ÍNDIOS SOBRE INDÍGENAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE NOVA XAVANTINA/MT | |
Natália Araújo de Oliveira |
Sociologia da educação e comunidades quilombolas: a educação plural como caminho para o reconhecimento | |
Clarissa Bottega |
A EDUCAÇÃO EM FACE DO AUMENTO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA | |
KAREN Leticia Dias, Valdeir Ribeiro de Jesus, Luara Silva Jovino |
A HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA REVISÃO DE LITERATURA | |
Ana Flávia Bezerra Toledo Camargo, Amailson Sandro de Barros |
DESAFIO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NAS BASES DE DADOS SCIELO E LILACS ENTRE O PERIODO DE 2014 E 2017 | |
Cristhian Vergilio Miranda da Silva, Beleni Saléte Grando |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA OUTRA GESTÃO ESCOLAR | |
Zenaide Borre Kunrath |
O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO: IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NEOLIBERAL NO CONTEXTO DA COVID-19 | |
Soraide Isabel Ferreira, Alessandra Ferreira Mota |
Intencionalmente racista: a realidade legal-institucional-estrutural no Brasil | |
Michelangelo Henrique Batista |
Projovem Campo como Política Pública: Uma Pesquisa Inicial | |
Cleuza Aparecida de Santana Gonçalves |
DE LONDRES À BEIRADÃO- EVOLUÇÃO TERRITORIAL, HISTÓRICA E CULTURAL DA FESTIVIDADE DE SÃO BENEDITO DE CARAPAJÓ/ CAMETÁ-PA. | |
SENHORA NILVEA POMPEU VARELA |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CENSO DEMOGRÁFICO DE 2021 | |
Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli, Suely Dulce de Castilho |
ENTRE ÊXODOS E REOCUPAÇÃO DO TERRÍTÓRIO DO QUILOMBO DE MATA CAVALO: DE 1940 AOS DIAS ATUAIS | |
BRASILINO BENEDITO DA COSTA, SILVANA DOS SANTOS COSTA OLIVEIRA |
GT 4 – Educação e Povos Indígenas
Hitoria e memoria | |
Beleni Saléte Grando |
LOS BILINGÙÍSMOS MULTIFACÉTICOS Y LA EDUCACIÓN INDÍGENA A CONTRAPELO: EL CASO DE LOS ESTUDIANTES MAYAS DE CHIAPAS | |
MARIA ANTONIETA FLORES RAMOS |
METODOLOGIAS DO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS E A CONCEPÇÃO DE LUGAR NA ALDEIA MAYROB, POVO APIAKÁ. | |
Weslei Almir Gonçalves da Silva, Jakeline Cristiane dos Santos, Thais Aline Calu dos Santos, Amanda Pereira da Silva Azinari |
INDÍGENAS ARARA-KARO E GAVIÃO-IKOLEN NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM JI-PARANÁ, RONDÔNIA | |
Armelinda Borges da Silva, Deloise Angela Amorim de Lima, Juliana Faria Álvaro |
CURUSSÉ: TRAÇOS IDENTITÁRIOS DO POVO CHIQUITANO E A RELIGIOSIDADE DE UMA DANÇA | |
Adriane Cristine Silvas |
A INCLUSÃO DA TEMÁTICA INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSCA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES EFETIVOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE CÁCERES-MT. | |
Crisller Cristina Soares Carioca |
SABERES/FAZERES RIKBAKTSA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 | |
Elani dos Anjos Lobato |
Comunidade Cinta Larga: contexto indígena de experiência histórica e vidas coletivas | |
Silbene Ferreira Arruda, Silbene Ferreira de Arruda, ALCEU ZOIA ZOIA |
O SISTEMA DE CONTAGEM DO POVO BAKAIRI | |
Cleo Frediani SILVA FREDIANI, PROFESSORA Felisberta Souza, Cláudia Landin Negreiros |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ATENDIMENTO A INDÍGENAS | |
Benedito Lauro da Silva |
A PRESENÇA DE ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA | |
Gisele moura DE jesus |
UM DIA NA ALDEIA NEGAROTÊ: a cultura indígena além dos livros didáticos. | |
Geissyane Aparecida Oliveira dos Reis, Eliana Ferreira dos Santos |
A FORMAÇÃO-AÇÃO-INTERCULTURAL IKUIA-PÁ E AS TRILHAS METODOLÓGICAS PARA ACESSAR OS CONHECIMENTOS SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA | |
Jonathan Stroher, Stephany Paipilla Fernàndez, Beleni Saléte Grando |
A DOCUMENTAÇÃO DO SPI/FUNAI COMO FONTE PARA A DESCOLONIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA | |
Gustavo dos Santos Souza, Eva Maria Luiz Ferreira, Lenir Gomes Ximenes |
Perspectivas educacionais relacionadas ao Atlas Sonoro das Línguas Indígenas do Brasil | |
Jorge Domingues Lopes |
A CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA DE TRABALHO LINGUÍSTICO JUNTO AOS POVOS DA TERRA INDÍGENA TIRECATINGA | |
Alex Feitosa Oliveira |
estudantes indigenas em escolas urbanas | |
sandra regina ayres |
O SISTEMA DE CONTAGEM DO POVO BAKAIRI | |
CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS, MILLAANY FELISBERTA DE SOUZA, Cleonilde da Silva Frediani |
GT 5 – Educação e Psicologia
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA SOBRE A PSICOLOGIA ESCOLAR | |
Daniel Silva Campos, Daniela Barros da Silva Freire Andrade |
PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE DIALOGAM COM ESTAGIÁRIOS DE PSICOLOGIA | |
Bianca Soler, Daniela Barros da Silva Freire Andrade |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS VERSUS PARTICIPATIVAS: TENSIONAMENTOS NO CAMPO REPRESENTACIONAL DE PROFESSORAS | |
Clécia Lino da Silva, Daniela Barros da Silva Freire Andrade |
O USO DE INTERNET POR ADOLESCENTES: REVISÃO DE LITERATURA E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM. | |
Cristiane Cruz Pereira Dias Guerra Semensato, Raul Tibaldi, Tatiane Lebre Dias |
VOZES NEGRAS E RESISTÊNCIA NO CONTEXTO DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA: UM ESTUDO DA NARRATIVA IDENTITÁRIA DA MULHER NEGRA SURDA | |
Renata Ferreira Siqueira, Benedita Celeste de Moraes Pinto |
SÍNDROME DE BURNOUT: O ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO | |
Viviene de Paulo de Melo, Jéssica Falconi Garcia, Daiany Pereira |
ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA E HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: CONSTRUINDO AUTONOMIA FEMININA | |
Paula Oliveira da Paz Rosa, Tassiana Maria Duarte Antunes de Oliveira, Fernanda Cândido Magalhães |
SÍNDROME DE BURNOUT: O ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO | |
Viviene de Paulo de Melo, Jéssica Falconi Garcia, Daiany Pereira |
SÍNDROME DE BURNOUT: O ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO | |
Viviene de Paulo de Melo, Jéssica Falconi Garcia, Daiany Pereira |
PRÁTICAS DE AUTOLESÃO EM ADOLESCENTES ESCOLARES: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS | |
Karine dos Santos Araujo, Daniela Barros da Silva Freire Andrade |
PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE PSICÓLOGOS PENITENCIÁRIOS SOBRE A TEMÁTICA AUTORES DE VIOLÊNCIA SEXUAL | |
Olga Leiva Adoracion C. Santana, THAYLA FERNANDA SOUZA E SILVA |
O ALUNO SIMBOLIZADO PELA LÓGICA DA BIOPOLÍTICA E DO BIOPODER EM MEIO AO PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO NAS ESCOLAS | |
Carlos Henrique Macena Barbosa |
LEI 13.935/19: A IMPORTÂNCIA DE PSICÓLOGA(O)S E ASSISTENTES SOCIAIS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Sr. Roberto de Souza |
GT 6 – Educação Ambiental, Comunicação e Arte
CARTOGRAFIA SOCIAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Nazareno José Manoel Martins, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra |
AGENDA ANTIAMBIENTAL BRASILEIRA E AS CONEXÕES COM A GUERRA HÍBRIDA | XML |
Déborah Luíza Moreira Santana Santos, Michèle Sato |
Mudanças climáticas sob o olhar das juventudes camponesas de Poconé-Mato Grosso | |
Jucieli Bertoncello, Michelle Tatiane Jaber-Silva, Regina Aparecida da Silva, Douglas Alcir de Andrade |
PERCEPÇÕES SOBRE A ÁGUA, CULTURA E NATUREZA: EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NA ESCOLA DE MATA CAVALO | |
Cristiane Carolina de Almeida Soares, Priscilla Mona de Amorim, Michèle Tomoko Sato |
PERCEPÇÕES SOBRE A ÁGUA, CULTURA E NATUREZA: EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NA ESCOLA DE MATA CAVALO | |
Cristiane Carolina de Almeida Soares, Priscilla Mona Amorim, Michèle Tomoko Sato |
O OXÍMORO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O COLAPSO CLIMÁTICO | |
Romário Custódio Jales, Regina Aparecida Silva |
VIVÊNCIA FORMATIVA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COLAPSO CLIMÁTICO NO MUNDO LÍQUIDO DE BAUMAN | |
ROBERTA MORAES SIMIONE, DENIZE APARECIDA RODRIGUES DE AMORIM, MICHÈLE SATO |
OS DESAFIOS DA EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS | |
Marcela Cristiane Ribeiro Brito, Thiago Cury Luiz, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra |
CARTOGRAFIA SOCIAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Nazareno José Manoel Martins, Ronaldo Eustáquio Feiroza Senra |
ABORDAGEM TRIANGULAR E O ENSINO DE ARTE NO PÓS-MODERNIDADE | |
KÊNIA PAULA ALMEIDA DOS ANJOS, JOSÉ SERAFIM BERTOLOTO, ANA GRACIELA FONSECA VOLTOLINI |
A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE JOGOS VORAZES | |
Joyce da Silva Nascimento |
A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS COM VEGETAÇÃO NA COBERTURA DO SOLO: RELATO DE EXPERIENCIA NA ESCOLA ANA MARIA DO COUTO | |
Marinete Guimarães da Silva |
RÉQUIEM PARA PENSAR: Arte-educação-ambiental e resistência sociopolítica num cortejo cênico-científico em palavras | |
CARLOS ROBERTO FERREIRA |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A ARTE INTEGRADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Paulo Alves de Oliveira, Keilyane da Silva Rondon Pereira |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO | |
Marinete Guimarães da Silva, Luciédio Rodrigues Lisboa |
A APLICAÇÃO DA ARTETERAPIA JUNTO A EDUCAÇÃO COM O OBJETIVO DE TRANSFORMAÇÃO PSICOEMOCIONAL | |
Robson De Oliveira Lelis |
LEITURA DE IMAGENS, REFLEXÕES E RELAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS | |
Ellen de Lourdes Pelliciari Fanfoni, Ellen de Lourdes Pelliciari Fanfoni |
GT 7 – Educação em Ciências
ESTUDOS E APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | |
Katherine Iasmin Lima Rossito Carneiro, Tamara Aguiar Tavares Mascarenhas, Cláudia Kelly de Oliveira Magalhães |
O CAFÉ DA MANHÃ COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ESTUDAR A IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DOS ALIMENTOS PARA O ORGANISMO. | |
ARGILENA CARDOSO AMARAL |
QUIZ PERIÓDICO: ENTRE PERGUNTAS E ELEMENTOS - UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E DE INCLUSÃO PROMOVIDA PELA CIÊNCIA | |
JONISE MARQUES DE OLIVEIRA, LUCIANA SOUSA, CARLOS RINALDI |
USO DO APLICATIVO MOLECULAR CONSTRUCTOR NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO | |
Mêirior Luís Torres, José Wilson Pires Carvalho, Fabio Caires Oliveira |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÁTICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA PLENA | |
Alexandre Castro Silva, Ediane Maria de Barros Costa, Maria Aparecida Hungria de Almeida Oliveira |
ENSINO DE CIÊNCIAS NA ERA DA PÓS-VERDADE: UM ENSAIO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE GASTON BACHELARD | |
Daniella Maria Coelho de Britto, Irene Cristina de Mello |
CLUBE DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA | |
Roger Vinicius Nunes Queiroz da Costa |
QUÍMICA UMA EXPERIÊNCIA PRAZEROSA ATRVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS | |
LAURA PAULA DE OLIVEIRA, kalmon da Silva Oliveira, Gladys Denise Wielewski |
PRODUÇÃO DE UMA PLATAFORMA VIRTUAL PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS | |
Joelson Marcelo Miranda |
O CAFÉ DA MANHÃ COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ESTUDAR A IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DOS ALIMENTOS PARA O ORGANISMO. | |
ARGILENA CARDOSO AMARAL, Débora Erileia Pedrottimansila |
SABERES DE PROFESSORES DE QUÍMICA PRECEPTORES E EGRESSOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA DA UFMT | |
Laiene Maria Rodrigues dos Santos, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro |
A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | |
João Vicente Jorge Rodrigues, Elane Chaveiro Soares |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
DIVÂNI JUSTINA DE SOUZA, CARLOS CÉZAR DA SILVA |
GT 8 – Educação Matemática
Diagnóstico e encaminhamento ao laboratório de aprendizagem dos alunos em situação de dificuldades na aprendizagem matemática: um estudo de caso em duas escolas estaduais de Mato Grosso | |
Renata Aparecida da Silva, Marta Maria Pontin Darsie |
O ESPAÇO EM TEMPOS DE PANDEMIA E AS MANIFESTAÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Camile de Araujo Aguiar, Marilu Marqueto Rodrigues, Alessandra Souza Santos |
CONHECIMENTO DOCENTE PARA O ENSINO DE FUNÇÕES: um levantamento exploratório de 2015 a 2020 | |
Héliio Cinquini Vianna Junior, Jeferson Gomes Moriel Junior |
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ESTUDO PRELIMINAR DA PRODUÇÃO NACIONAL | |
Eli Barros Duarte, Jeferson Gomes Moriel Junior |
A RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS DECIMAIS E SUAS OPERAÇÕES. | |
Sibeli Lopes, Marta Maria Pontin Darsie |
PANORAMA DE TRABALHOS QUE ABORDAM SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PUBLICADOS NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2011-2018) | |
Angélica Ninke, Márcia Regina de Souza e Silva, Eliana Alves Pereira Leite |
O “BOM PROFESSOR” NA VISÃO DE ALUNOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO | |
Jaryanne Rufino da Silva, Jeferson Gomes Moriel Junior |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E A SUA RELEVÂNCIA NOS CANTEIROS DE OBRAS CIVIS E NA INDÚSTRIA | |
Paulo Rosa dos Santos |
RELATOS SOBRE O HOME OFFICE DE TRÊS PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS – DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Gisele de Figueiredo Taques Castro, Rute Cristina Domingos da Palma |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E A SUA RELEVÂNCIA NOS CANTEIROS DE OBRAS CIVIS E NA INDÚSTRIA | |
Paulo Rosa dos Santos, Alvaro Júnio Bertipaglia da Silva |
NARRATIVAS DE PROFESSORES EXPERIENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 | |
Silmara Lopes da Costa Feitosa, Rute Cristina Domingos da Palma |
A História da Matemática e o Ensino Aprendizagem de Números Inteiros: levantamento de Teses e Dissertações entre os anos de 2010 a 2018 | |
Zillene Souza Cavalcante, Gladys Denise Wielewski |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA CURRICULAR CRÍTICA NA CONSTITUIÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS | |
Terezinha Rosa da Silva |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E A SUA RELEVÂNCIA NOS CANTEIROS DE OBRAS CIVIS E NA INDÚSTRIA | |
Paulo Rosa dos Santos, Alvaro Júnio Bertipaglia da Silva |
Indicadores de Desempenho no Município de Vila Bela da Santíssima Trindade | |
Mário Sergio de Freitas |
JOGOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTUDO PRELIMINAR E EXPLORATÓRIO | |
Ketherin Alexsandra Da Silva Gomes, Jeferson Gomes Moriel Junior |
ANÁLISES DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO | |
Priscila Miranda Engelhardt, Ana Fanny Benzi de Oliveira Bastos |
A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA DA APRENDIZAGEM COMO CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Sandra Terezinha Marchiori |
A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Valdicleia Pereira Barbosa |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA E A TEORIA SOCIOCONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY | |
João Pedro Macedo Nascimento Fernandes, Gladys Denise Wielewski, Marta Maria Pontin Darsie |
HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA PRIMEIRA ESCOLA DA CIDADE DE DENISE- MT DE 1970 À 2019 | |
Graciela Neves Lima |
PIZZAMAT " A PIZZA NA MATEMATICA" | |
Lucimary Araujo Rodrigues |
GT 9 – Educação, Infâncias e Crianças
“VOCÊ VAI VOLTAR NO FINAL DE SEMANA? ”: O DIÁLOGO HORIZONTAL E A ALTERIDADE COM CRIANÇAS | |
Lígia Maria Menezes Carneiro, Daniela de Barros da Silva Freire Andrade |
CRIANÇAS MIGRANTES HAITIANAS, INSERÇÃO ESCOLAR E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO | |
Ilgentche Appolon, Clécia Lino da Silva, Daniela Barros da Silva Freire Andrade |
FILAS DE MENINAS E FILA DE MENINOS: METASISTEMA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS | |
Paula Figueiredo Poubel, Daniela Barros da Silva Freire Andrade |
CUIABÁ DAS CRIANÇAS: DO PROJETO CURA AOS CONDOMÍNIOS FECHADOS | |
Gustavo Shiraishi |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS SOBRE O CENTRO HISTÓRICO DE CUIABÁ/MT | |
Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha |
A escuta e a participação de crianças-usuárias: reflexões sobre a elevação do grau democrático da assistência pediátrica | |
Andréia Maria de Lima Assunção, Daniela Barros da Silva Freire Andrade |
O WHATSAPP COMO RECURSO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 | |
Amanda Fernandes Brito |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE PARA PROMOVER A IMAGINAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Suelen de Paula Cordeiro |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR | |
Juliana Neves Figueiredo Saikkonen, Roberto Anderson Figueiredo Saikkonen |
OS TEMPOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS EM CRECHES | |
Janice Anacleto Pereira dos Reis, Kátia Patrício Benevides Campos |
A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS COMO PROPOSTA DIDÁTICO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MANOEL GOMES | |
Lucimar Brito da Silva Mayer Lira, Gabriel de Miranda Soares Silva, Jane Christina Santos Gonçalves de Campos |
COTIDIANO E INFÂNCIAS: OS APRENDIMENTOS DAS CRIANÇAS NOS “COTIDIANOS COMUNS" | |
ELIANE Maria de Jesus, Silas Borges Monteiro |
A EDUCAÇÃO NO CAMPO EM ROLIM DE MOURA: DIZERES- FAZERES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE ESCOLAS MULTISSERIADAS NOS ANOS DE 1980 | |
Nelbi Alves Cruz, Pedro Gabriel Silva, Gabrielly Beleza Santos |
VOZES CURIOSAS: VALORIZANDO O DESEJO DE APRENDIAZGEM DA PERSPECTIVA DA NARRATIVA NA CRIANÇA. | |
Fabiana Fatima Padua |
O QUE VOCÊ FEZ NA ESCOLA HOJE? NADA SÓ BRINCAMOS! | |
KELEN GALVAO PINHEIRO, JAQUELINE SANDRA DIEL, SANDRA DA CONCEIÇÃO DONATO |
Narrativas infantis em tempo de pandemia | |
magnifica Maria Almeida, Eneida Genuza Moraes, zenaide ferreira da silva |
AÇÃO DAS PROFESSORAS CRIBIÁS NA QUARENTENA | |
Eneida Genuza de Moraes, magnifica maria de Almeida, senhora zenaide ferreira |
DO DISTANCIAMENTO SOCIAL À AULA VIRTUAL: ODA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
Márcia de Souza Damasceno, Fabiane Alves da Silva, Claudia Lucia Landgraf Valério |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO 1º CICLO DA ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES EM ALTA FLORESTA- MT | |
Yslen Ascanio Francisco |
GT 10 – Ensino, Currículo e Organização Escolar
LETRAMENTOS, LETRAMENTOS MÚLTIPLOS, MULTILETRAMENTOS, MACROLETRAMENTOS E PANLETRAMENTOS | |
Simone de Sousa Naedzold |
TDIC e Educação Básica: trabalho pedagógico no contexto do Ensino Remoto | |
Edilaine Maria Mendes Ferreira |
Desafios e possibilidades da Didática na perspectiva da Teoria Desenvolvimental | |
Marilene Marzari, Victor Alves Santos, Hidelberto de Sousa Ribeiro |
FEMINISMO NEGRO – A PRESENÇA DE PROFESSORAS NEGRAS OCUPANDO O CURRÍCULO DA ESCOLA PÚBLICA Um Olhar para a Decolonialidade | |
Shirley Souza, Rosângela Pereira de Oliveira |
A PRODUÇÃO CURRICULAR EM HISTÓRIA NAS ESCOLAS COMO POLÍTICAS PÚBLICAS DE CURRÍCULO | |
Silvany Soares de Oliveira, Érika Virgílio Rodrigues da Cunha |
MAPEANDO PESQUISAS SOBRE O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA WALDORF | |
laura diniz campolin de carvalho, JUCILENE OLIVEIRA MOURA |
A CATEGORIA PAISAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 6º ANO | |
Nelci Soares Silva, Judite Azevedo Carmo |
REFLEXÕES INICIAIS DE UMA PESQUISA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Adriana Silva da Costa, Ozerina Victor de Oliveira |
"CONVERSAÇÃO ENTRE MUNDOS": LEITURA COMO ATO DE LIBERTAÇÃO | |
Sirlene Lemes de Morais Silva, Márcia de Souza Damasceno, Cláudia Lúcia Landgraf Valerio |
A Abordagem do Ensino-Pesquisa no ensino da Metodologia Científica: A Engenharia Civil e sua experiência pedagógica | |
Luciane Rocha Ferreira Pielke |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: PASSAPORTE LITERÁRIO, UMA ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
LUMA KATHYN SILVA POLICARPO, CAROLINA TENUTA PORTELA, Lucy Ferreira Azevedo |
MECANISMOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE-MT | |
Glaucia Eunice Gonçalves da Silva, MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA FELTRIN |
ENSINO, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | |
CHERA ROSANE LELES DE BESSA, Khellen Cristina Pires Correia |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUA CONSOLIDAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 | |
Sonia Maria Zanezi Peres |
UMA ANÁLISE DA ESCOLA PLENA EM MATO GROSSO SOBRE A SISTEMÁTICA DE GESTÃO | |
Mara Marques de Oliveira |
O DIREITO SISTÊMICO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL | |
Liz Cristtina Busatto, Cleonice Terezinha Fernandes |
REFLEXÕES SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ | |
Cáita Fernanda de Paula Martins |
POTENCIALIZANDO AS APRENDIZAGENS POR MEIO DO ESTUDO ORIENTADO | |
Giseli Duardo Maciano, Erika Silva Alencar Meirelles |
MATRIZES DE REFERÊNCIA DAS HABILIDADES DE LEITURA: ENTRE TEORIZAÇÕES E PRÁTICAS NO ENSINO DE LEITURA | |
Gláucia Ribeiro |
Metodologias ativas de ensino e uso de tecnologias interativas: caminhos para uma educação transformadora | |
dayane artuzi, Ana Graciela M. F. da Fonseca Voltolini, josé Serafim Bertoloto |
OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITE OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE AULAS NÃO PRESENCIAIS | |
VANIA PIAU SANTANA CAMPOS |
O PENSAR A FRONTEIRA E O TERRITÓRIO NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA | |
Gabriel De Miranda Soares Silva |
A CONCEPÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO PARA EDUCADORES ATUANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Patricia Daiane Brandalizzi, Edineia Zulian Dalbosco, Martha Holanda da Silva |
BNCC E DRC/MT: O QUE É CURRÍCULO NESSA INSCRIÇÃO DISCURSIVA? | |
Brígida Couto, Geniana dos Santos, Delvânia Aparecida Góes dos Santos |
O TRANSPORTE ESCOLAR RURAL COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO EM JI-PARANÁ-RO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR IRINEU ANTÔNIO DRESCH | |
Jaine Teixeira da Fraga |
GT 11 – Filosofia da Educação
O que é Heteronomia do Estado? | |
Mateus Moraes de Oliveira |
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA | |
SANDRO LUIZ CHARNOSKI |
CINTILAÇÕES DO DISSENSO DA ESCRITURA INFANTIL NO CURRÍCULO DA ESCOLA | |
Edilma de Souza, Dionéia da Silva Trindade, Silas Borges Monteiro |
A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA E OS GOLPES DO MARTELO | |
Divina Mendes Chagas |
A CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA COMO POSSIBILIDADE DO FILOSOFAR EM SALA DE AULA. | |
Deyvison Ronny da Silva Lopes |
História das ideias pedagógicas: apagamento teórico e contribuições anarquistas | |
Edzar Allen de Miranda Santos |
O processo dialógico no contexto escolar sob o olhar pedagógico | |
Syler Jean Vieira Alves Nogueira |
GT 12 – Formação de Professores
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ALGUMAS REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS | |
Vilma Oliveira Brito |
PERCEPÇÕES DE DOCENTES BACHAREIS SOBRE SUAS PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURAS DE UMA UNIVERSIDA DE PÚBLICA DE MATO GROSSO | |
Humberto Verissimo Zuchetti, LORIÉGE PESSOA BITENCOURT |
PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PUBLICADAS NOS ANAIS DA SEMANA DE MATEMÁTICA (2001-2020) | |
Marcelo Sales Pessim, Eliana Alves Leite |
Formação Continuada em Educação Física: o professor reflexivo e a sua formação | |
Danielle Batista |
NARRATIVAS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA DE MATO GROSSO: DE QUE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FALAMOS? | |
Silvana Alencar Silva |
PERFIL DOS PROFESSORES DE ESPANHOL QUE LECIONAM ELE À REFUGIADOS VENEZUELANO NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ/MT | |
CRISTIANE montes DE NOVAIS, Maria Cristina Montes de Novais |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR/TUTOR PARA UM ENSINO CRÍTICO-REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Thiago Do Nascimento |
Pedagogias Universitárias e o Desenvolvimento Profissional Docente: reflexões de uma temática em construção a partir de um “Estado da Arte” | |
Elen Caroline Tessaro, Loriége Pessoa Bitencourt |
A PESQUISA NARRATIVA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSICAL | |
Gleciane De Oliveira Freitas |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS FORMAÇÕES DO PEDAGOGO NA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Jéssica Falconi Garcia, Daiany Pereira, Viviene De Paulo De Melo |
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
SIRLEY LEITE FREITAS |
A AMOSTRAGEM EM BOLA DE NEVE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS TRILHADOS | |
Bruna Borges Veiga, Loriége Pessoa Bitencourt |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E BNCC – UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CUIABÁ. | |
suely bastos bastos |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA REFLEXIVA | |
Alice de Jesus, Cálita Fernanda de Paula Martins |
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS COMO METODOLOGIA DE SUPERAÇÃO DAS DEFASAGENS DE APRENDIZAGEM: UMA AÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Jovelina Lenir Carlini da Rocha, Hemily Sued Alves Costa, Marcelo Batista |
PRÁTICAS EDUCATIVAS E TEORIAS DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO EM CONSTRUÇÃO | |
Flávio Bispo de Lira |
PERFIL PROFISSIONAL: EXERCENDO A PROFISSÃO EM MEIO À CARÊNCIA | |
Larissa Madalena Da Silva Pinheiro |
O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS COMO LUGAR DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA | |
Amarília Mathilde Silva |
BALANÇO DE PRODUÇÃO: PRECEPTORIA E PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM | |
NATÁLIA GENTIL LIMA, LORIÉGE PESSOA BITENCOURT |
A INVISIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO REGULAR DAS ESCOLAS ESTADUAIS QUE COMPÕEM O POLO DO CEFAPRO DE ALTA FLORESTA/MT | |
NILCEIA FRAUSINO DA SILVA PINTO |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Patrícia Loura Mourão, Elisana Maiara Peres da Silva, José Wilson Pires Carvalho |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DIGITAL | |
Maria Aparecida dos Reis |
OS MICRODADOS DO SAEB COMO FONTE PARA O ESTUDO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES INICIAIS | |
Alexandre Cândido de Oliveira Campos |
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | |
Mauro José de Souza |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO PROJETO DE FORMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE MT | |
Clatione Almeida de Magalhães |
Formação inicial de professores: o que dizem as pesquisas | |
Josue Javier Cruz Escoto, Filomena Maria de Arruda Monteiro |
EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO: SUAS APROXIMAÇÕES COM O NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA/NASF-AB | |
Sara Gabrielle Gonçalves da Silva, Bruna Maria de Oliveira |
O PERFIL FORMATIVO E PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNEMAT/CÁCERES-MT | |
Fabricia Nates dos Santos Galvão, Elen Caroline Tessaro, Loriége Pessoa Bitencourt |
FORMAÇÃO DOCENTE: COMPETÊNCIAS PARA ATUAR COM ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Greice Kelly Marinho de Andrade, Viviane Cristina de Mattos Battistello |
EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NA ADAPTAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIA ATIVA | |
Priscila Dayene Gobetti |
PERCURSOS METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Fabiola Gomes de Souza, Ana Fanny Benzi de Oliveira Bastos, Nerio Aparecido Cardoso |
PERCEPÇÀO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARENÁPOLIS-MT, SOBRE A PRESENÇA NA ESCOLA DE ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA | |
eu vieira batista |
OS DESAFIOS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO: A ESCOLA PENSA O QUE QUER PENSAR? | |
Weslene da Silva Santos, Tagiana Maria Silva Bandeira |
CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECENDO O CORPO ATRAVÉS DO MOVIMENTO | |
Cleria Silva, Jeisa Cruz, Cheila Oliveira |
INICIANTE E INGRESSANTE NA CARREIRA DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGOCAS NO ENSINO REMOTO | |
Márcia Roza Lorenzzon, Magna Aparecida da Silva Matos, RONALDO PEREIRA DA COSTA |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DESAFIOS | |
Dijalma Pereira Nunes Júnior, Gleison Peralta Peres |
PROJETO DE FORMAÇÃO DA/NA ESCOLA COMENDADOR JOSÉ PEDRO DIAS: MOBILIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO 5° ANO | |
Amanda Pereira da Silva Azinari, ANA PAULA PEREIRA DA SILVA, JUCIELI BERTONCELLO |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Rosana Oliveira Rocha, Clarilza Prado de Sousa |
A ESCOLA CUIABANA EM TEMPO DE PANDEMIA: A FORMAÇÃO E A PRÁXIS DE PROFESSORAS E PROFESSORES NO ANO DE 2020 NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CUIABÁ-MT | |
Marilu Marqueto Rodrigues, Silvia Maria dos Santos Stering, Camile Araujo Aguiar |
PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS REALIZAR A PÓS – GRADUAÇÃO STRICTU SENSU | |
Ana Paula Rodrigues de Souza, Loriége Pessoa Bitencourt |
O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA NO TERRITÓRIO MATOGROSSENSE E A COMPOSIÇÃO DE RODAS, REDES E (RE)SIGNIFICAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA | |
Jussara Cristina Mayer Ceron |
Docência em tempos de pandemia: a situação dos/as educadores da rede estadual de ensino | |
Jakeline Modesta Almeida Fachin, Marilene Marzari |
O ENSINO REMOTO NO ENSINO PÚBLICO: DESAFIOS E A ACENTUAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL | |
Tagiana Maria da Silva Bandeira, Izaias de Lacerda Pereira, Weslene da Silva Santos |
O Grupo de Estudos ressignificando a formação continuada no município de Colíder-MT. | |
Regina Uemoto Maciel Martins, Maria José Basso Marques |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO PROJETO DE FORMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE MT | |
Clatione Almeida de Magalhães |
“Educação inclusiva: desafios da formação inicial e continuada dos docentes da rede municipal e estaduais de Araputanga.” | |
Susany Pedro da Costa, Edivânia Pedro da Costa, Norenir Oliveira Leite Mamedes |
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ARAPUTANGA – MT | |
Celita Fernandes Oliveira e Silva, Juliana de Andrade Boel Neves, Maria Madalena dos Santos |
GT 13 – História da Educação
A TRAJETÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE POCONÉ (1912-1922) | |
Josiana antonia proença amaral de morais, Luciana Vicência do Carmo Assis e Silva, Elizabeth Figueiredo de Sá |
A EXPANSÃO DAS ESCOLAS REUNIDAS NO BRASIL E EM MATO GROSSO NO PERÍODO -1937-1949 | |
Roberto Costa Silva, Elizabeth Figueiredo de Sá |
A EXPANSÃO DAS ESCOLAS RURAIS EM DIFERENTES RURALIDADES EM MATO GROSSO (1930-1945) | |
Thalita Pavani Vargas de Castro, Elizabeth Figueiredo de Sá |
CONSOLIDAÇÃO DA PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO CENTRO-OESTE | |
Gleison Peralta Peres |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA: UMA EDUCAÇÃO ALÉM DOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (1946 – 1963) | |
Carminha Aparecida Visquetti, Cleicinéia Oliveira de Souza, Nilce Vieira Campos Ferreira |
ENTRE REGULAMENTOS E PRÁTICAS: A ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA CUIABANA (1930-1936) | |
Francine Suélen Assis Leite |
MEMÓRIAS E ACERVOS: REVISITANDO O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE VILHENA/RO | |
Helen Arantes Martins, Josiane Brolo Rohden, Alceu Zoia Zoia |
CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS: O SABER E O FAZER A FOMENTAR A EMANCIPAÇÃO HUMANA | |
Gláucia Marcile Oliveira de Oliveira Santos, Urano Augusto Lopes Lopes Ferreira da Silva |
ESCRITA DA HISTÓRIA: novos olhares, outros objetos | |
ANGELA LUZIA MAGALHÃES SILVA MELLO |
REGISTROS DE MEMÓRIA: CEJA ANTONIO CASAGRANDE | |
Samya Karla Lopes de Oliveira, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Maria dos Santos Guimarães |
A EDUCAÇÃO EM CÁCERES, GRUPO ESCOLAR ESPERIDIÃO MARQUES: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO. | |
Adriane Cristine Silvas |
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONTEXTOS HISTÓRICOS | |
Norenir Oliveira Leite Mamedes, Miriam Furtado Bento dos Anjos, Edivânia Pedro da Costa |
PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E EDUCACIONAL DE ARRAIAS: O INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES COMO LUGAR DE MEMÓRIA | |
CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida |
MULHERES NA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA HISTÓRIA BRASILEIRA E COLOMBIANA | |
Gabriella Moura da Silva, Nataly Ginetti Rojas Pinzón, Nilce Vieira Campos Fereira |
CONSOLIDAÇÃO DA PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO CENTRO-OESTE | |
Gleison Peralta Peres |
PODER, VERDADE E SEXO: UMA ANALISE DO PERCURSO HISTORICO DA SEXUALIDADE COMO DISPOSITIVO DE PODER | |
JESSICA DA COSTA Costa Jacinto |
GT 14 – Movimentos Sociais e Educação
O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS E ALUNAS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA NA ESCOLA | |
Odorico Ferreira Cardoso Neto |
PLANOS EDUCACIONAIS, SIOPE E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA - MT | |
Karolayne Pereira Marques, Odorico Ferreira Cardoso Neto |
A PROPOSTA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O OLHAR PARA O ESPAÇO EDUCACIONAL | |
Luciano da Silva Pereira |
A INFÂNCIA NEGRA NA HISTÓRIA DE VILHENA – RO (1960-1980): POSSIBILIDADES DE DESMISTIFICAR UM PASSADO EXCLUDENTE BRANCO | |
Josiane Brolo Rohden, HELEN ARANTES MARTINS, Daniella Cristina Santos de Souza Batista |
EDUAÇÃO NO CAMPO E OS PERIGOS QUE RONDAM A AMAZÔNIA RONDONIENSE EM TEMPOS DE INSENSATEZ: DO HOJE AO ONTEM | |
Adriane Pesovento, Gabrielly Beleza dos Santos, Pedro Gabriel Silva da Silva |
100 ANOS DE PAULO FREIRE: O LEGADO, A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E A POLÍTICA | |
Talia Moreira Souza, Lahila Nathalia dos Santos Martins, Odorico Ferreira Cardoso Neto |
MAESTRA TERRA NO AR: UM PROJETO PEDAGÓGICO E EDUCATIVO RADIAL PARA AS COMUNIDADES CAMPONESAS EM TEMPOS DA PANDEMIA NA COLÔMBIA | |
Yohana Marcela Sierra, Claudia Liliana Sierra |
JUVENTUDE E JUVENTUDE NEGRA | |
CLARINDA DE SALES |
GT 15 – Relações Raciais e Educação
EDUCAÇÃO, CULTURA E RAÇA: A FORMAÇÃO DE "GRIOS" NA VOZ DO BRAQUEAMENTO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DO GRUPO DE ESTUDOS GARANTISMO CONSTITUCIONAL, CULTURA E HISTÓRIA AFRO DA ABDCONST | |
Jefferson Antonione Rodrigues, Júlia Fachini de Amorim, Guilherme Martins Rodrigues |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES EXPERIENCIAIS DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA | |
Silvana Alves dos Santos |
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ÍBERO-ÁSIO-AFRO-AMERÍNDIO NO CINEMA BRASILEIRO NO PERÍODO DA CHANCHADA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO | |
Silvana dos Santos Costa Oliveira, Celso Luiz Prudente |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL ANTIRRACISTA NO ÂMBITO DO CAMPUS TIJUCA I DO COLÉGIO PEDRO II - RIO DE JANEIRO | |
Marina Ribeiro Oliveira, Karina Siciliano Oliva Saraiva |
A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA | |
Mário Alves dos Santos |
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE CRIANÇAS AFRO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VOZES PEDAGÓGICAS DA DOCÊNCIA | |
Tatielly Angelina Pires, Nelbi Alves Alves da Cruz |
AS LUTAS ANTIRRACISTAS NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES RACIAIS EM PROL DE AÇÕES AFIRMATIVAS | |
ÉVELLYN THAÍS PEIXOTO DE FREITAS, Sérgio Pereira dos Santos |
Dançando na escola: Um estudo para o emponderamento Étnico Racial | |
Graciele Ribeiro Galdino |
A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA | |
Mário Alves dos Santos, Sérgio Pereira dos Santos |
PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NAS ESCOLAS DA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO | |
SIMONE FANELI DO NASCIMENTO |
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UM CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: POR UMA PEDAGOGIA DE DESCONSTRUÇÃO DA BRANQUITUDE | |
Maria Auxiliadora Almeida Arruda, Noemi Reis Correa, Maria Eduarda Almeida Santos |
APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE JUVENTUDES NEGRAS E BRANCAS | |
FABRIZZIA CHRISTIANE SANTOS, Sérgio Pereira Santos |
“MOSTRE SEU CARTÃO FUNCIONAL”: RELATO DE VIDA E NECESSIDADE DE AUTOAFIRMAÇÃO DE UMA MULHER NEGRA, TÉCNICA DE ENFERMAGEM | |
ARIEL COSTA DOS SANTOS |
POLÍTICA DE BRANQUEAMENTO: A CONFIRMAÇÃO DAS DESIGUALDADES E PRIVILÉGIOS DENTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA | |
Débora Cristina Schmidt Evangelista, Sérgio Pereira Santos |
Seminário Avançado Relações Raciais e Educação Indígena: contribuições para a pesquisa e formação do pesquisador | |
Zizele Ferreira Dos Santos |
GT 16 – Trabalho e Educação
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA DE JOVENS APRENDIZES | |
Railson da silva veras |
PRODUÇÃO ASSOCIADA, SABERES E EDUCAÇÃO: POVO PURUBORÁ DA ALDEIA APEROI, RO | |
Anatália Daiane de Oliveira Ramos, Edson Caetano |
Menos de doer, mais de doar: a Benzeção e o Bem Viver nos sentidos do Dom e da Dádiva | |
Flávia Lorena Brito, Edson Caetano |
TRABALHADORES LIVREMENTE ASSOCIADOS E SUMAK KAWSAY OU BUEN VIVIR: OUTRO MUNDO É POSSÍVEL E NECESSÁRIO. | |
Cristiano Apolucena Cabral, Edson Caetano |
BEM VIVER PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR | |
Sandra Patricia Malagón |
O BEM VIVER E A INFÂNCIA: A BUSCA POR UMA VIDA PLENA EM HARMONIA COM OS DEMAIS SERES VIVOS E A NATUREZA | |
Marcia Aparecida de Barros da Cruz, Edson Caetano |
PRODUÇÃO ASSOCIADA NO ASSENTAMENTO ROSELI NUNES - MIRASSOL D’OESTE - MT: experiências de grupos de jovens e mulheres | |
Eva Emilia Freire do Nascimento Azevedo, Edson Caetano |
SABERES TRADICIONAIS: base e contraponto à ciência moderna | |
Ivonei Andrioni, Edson Caetano |
A vulnerabilidade dos Professores e Professoras contratados na rede básica de educação do estado de Mato Grosso | |
Maúrico Oliveira Santos |
SABERES FEMININOS NA PESCA: DA CONSTITUIÇÃO DE SABERES A AFIRMAÇÃO DE PRÁTICAS DAS MULHERES | |
Gislane Damasceno Furtado |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO DO IFG | |
KARLA RODRIGUES MOTA |
TEMPO ESCOLA E TEMPO COMUNIDADE: Um relato de experiência em uma Escola Pública Municipal da área rural | |
Maria Ângela Pereira Pedroso, kleide ferreira de jesus |
BALANÇO DE PRODUÇÃO: EJA DO/NO CAMPO | |
VALERIA DE SOUZA SILVA, LAUDEMIR LUIZ ZART |
BALANÇO DE PRODUÇÃO ACADÉMICO | |
MARIA JOSÉ DANTAS SOUZA |
A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO IFMT - CAMPUS AVANÇADO GUARANTÃ DO NORTE E OS TEMAS TRANSVERSAIS - RELATOS DE EXPERIÊNCIA | |
Wellington Cristoffer Lewin Bucco, Rosangela Maria Pinheiro dos Santos Fernandes, Juliete Teotonio Batista |
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos programas de residência multiprofissional em saúde | |
Leonardo Estrada Aguiar, Alcindo José Rosa |
O BEM VIVER E A INFÂNCIA: A BUSCA POR UMA VIDA PLENA EM HARMONIA COM OS DEMAIS SERES VIVOS E A NATUREZA | |
Marcia Aparecida de Barros da Cruz |