SemiEdu 2020 - Educação Intercultural e Direitos Humanos em tempo de pandemia

Edições anteriores da Conferência

SemiEdu 2020



25 outubro, 2020 – 28 outubro, 2020

O Seminário de Educação é uma ação anual do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) e tem no ano de 2020 a sua realização toda na metodologia do trabalho remoto, atendendo aos cuidados com a vida em tempo de alto contágio e fragilidade das políticas públicas para salvar as vidas de todas as pessoas do Brasil, especialmente as que ficam vulneráveis diante das ações empreendidas pelo Estado brasileiro, tanto na educação quanto na saúde. As atividades serão organizadas nos dias 25 ao dia 28 de outubro de 2020 e distribuídas de forma dinâmica em três períodos a fim de possibilitar melhor envolvimento e participação de pessoas. A Abertura será no domingo dia 25/10/2020 das 18h30 às 20h30. No período matutino estarão acontecendo os eventos paralelos organizados e coordenados por professores de Programas de Pós-Graduação de outras IES e grupos de pesquisa parceiros da realização do Seminário de Educação do PPGE em 2020 - EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS HUMANOS EM TEMPO DE PANDEMIA. Cada evento tem uma programação específica e conforme os links das mesmas, os interessados poderão se inscrever a fim de acessarem os espaços online de participação e certificação. No período da tarde, das 13h30 às 17h30, os inscritos no SemiEdu terão acesso aos Grupos de Trabalhos temáticos (GTs) que são organizados por professores do PPGE/UFMT e no período da noite, das 18h30 às 20h30, acontecerão as palestras. Os dias 26, 27 e 28 de outubro de 2020, será assim um espaço virtualmente conectado em redes de pesquisa e de ações voltadas à Educação Intercultural, à educação das Crianças, às Mulheres-Professoras, aos Povos Indígenas e aos Negros e Quilombolas, cujo envolvimento extrapolam as redes acadêmicas para se conectarem como pessoas que, na condição de educadoras, se ocupam em seus trabalhos de professoras e pesquisadoras de atenção à educação e a vida de todas as pessoas do país, em especial, neste momento em que a vida de cada uma importa. O Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) e Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN), compreendem que é tempo de ritualizar a vida, dos mortos e dos vivos. Inspiradas no Funeral Bororo, em homenagem a todas as vidas que se foram neste tempo sem o ritual que nos consagra como passageiros enraizados na cultura e na sociedade, nas relações afetivas e dos encontros corporais, buscamos com esse encontro virtual ritualizar a vida e renovamos os laços que nos mantém juntos e em melhor equilíbrio na carnalização do ser natureza partilhada entre humanos e não humanos da Terra.

AVISOS!


Lista de trabalhos aprovados para o SemiEdu 2020: clique aqui para conferir.

No caso de dúvidas nas inscrições enviar e-mail: semiedu2020ufmt@gmail.com

Visualizar detalhes da conferência

Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

Universidade Federal de Mato Grosso

Avenida Fernando Corrêa da Costa, n. 2367.

Bairro Boa Esperança


Cuiabá, BR

23 setembro, 2019 – 25 setembro, 2019

LANÇAMENTOS‏‏‎ ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎‏‏‎‏‏‎ORGANIZAÇÃO ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎CRONOGRAMA ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏PROGRAMAÇÃO ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏CONTATO ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏EVENTOS PARALELOS ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏ANAIS ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏APROVADOS ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏CARTAS DE ACEITE ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏NORMAS ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏EIXOS TEMÁTICOS ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏

O Seminário Educação 2019 buscará contribuir com o intercambio técnico-científico entre pesquisadores e acadêmicos por meio da criação de espaços de relações interinstitucionais, de troca de experiências e de socialização de conhecimento resultantes de desenvolvimento de pesquisas no âmbito nacional e internacional. Com a realização desse evento, a comissão organizadora espera criar condições para potencializar reflexões e análises que possam contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação nacional.

Historicamente o Seminário de Educação é organizado por grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. Em sua edição do ano de 2019, a organização do evento ficou a cargo do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória- GEM, e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a corporeidade e a Ludicidade – GEPCOL, assumindo a atribuição e o compromisso de, através das atividades específicas – conferências, painéis e mesas redondas, oportunizarem o debate e a socialização dos conhecimentos produzidos por todos participantes.

Sob a temática “Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovação”, a proposta é ampliar os debates sobre as práticas e pesquisas inovadoras nas Ciências Humanas, e, ao mesmo tempo, fazer alusão aos 300 anos da cidade de Cuiabá, cidade que tradicionalmente abriga o evento.  Pretende-se, ainda, oportunizar a socialização e debates das pesquisas produzidas na área da Educação, introduzir novas discussões sobre a educação no cenário nacional e, por fim, apontar as perspectivas das parcerias estabelecidas entre pesquisadores brasileiros que possibilitem a novas pesquisas e parcerias interinstitucionais.

AVISOS!


.

Visualizar detalhes da conferência

SemiEdu 2018 - 30 Anos do PPGE

Universidade Federal de Mato Grosso

Avenida Fernando Corrêa da Costa, n. 2367.

Bairro Boa Esperança


Cuiabá, BR

4 novembro, 2018 – 7 novembro, 2018

ANAIS SEMIEDU 2018‏‏‎ ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎‏‏‎‏‏‎AVALIAÇÃO SEMIEDU 2018 ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎CERTIFICADOS ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎GRUPOS DE TRABALHO ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎ENSALAMENTO

O SemiEdu alcança sua 26ª edição e se consolida entre os mais importantes eventos de educação da região Centro-Oeste, reunindo pesquisadores de vários estados brasileiros e de outros países. Em 2018, o evento ocorre entre os dias 04 e 07 de novembro, na Universidade Federal de Mato Grosso.

Diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica é o tema central do SemiEdu 2018, que comemora os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso, cuja trajetória indica a intensa e contínua produção de conhecimento e importantes contribuições para o país. Diante do cenário atual, considerando os atuais debates acerca da pesquisa e da pós-graduação, a temática contempla o aprofundamento das discussões iniciadas em edições anteriores do evento e a inclusão de novas perspectivas enunciadas nos recentes congressos da área. A ideia é articular sujeitos, diálogos e contextos para um olhar mais plural sobre a problemática educacional brasileira.

Ao longo de três décadas, o PPGE se consolidou como espaço fértil de conhecimento produzido e em construção por meio dos projetos de pesquisa e experiência de educação escolar e não escolar, vivências acadêmicas e sociais propiciadas pelo programa.

No percurso da memória, o SemiEdu, que neste ano alcança sua 26ª edição, reafirma com a temática central, intercâmbios e parcerias entre grupos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, cujo foco é compreender, problematizar e construir alternativas sobre a Educação, com intuito de avançar, contribuindo para o desenvolvimento humano e criativo nas múltiplas faces da elaboração do pensamento.

O SemiEdu 2018 objetiva, ao criar um espaço de relações interinstitucionais para trocas de experiências e de socialização do conhecimento, contribuir com o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, professores e acadêmicos. Ao debater e fortalecer as diversas nuances de políticas públicas para o desenvolvimento da área da educação, propõe-se a formulação de estratégias que subsidiem as propostas de inovação em todos os níveis educacionais, bem como dialogar com as múltiplas possibilidades de pesquisas, aprofundando a compreensão sobre a complexidade dos saberes e fazeres possíveis da educação.

Participe, sua contribuição certamente irá fortalecer nosso percurso de construção do conhecimento!

Visualizar detalhes da conferência