Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, SEMINÁRIO DO ICHS – Humanidades em Contexto: saberes e interpretações (2014)

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REFLEXÕES SOBRE O EPISÓDIO “OS SIMPSONS NA COPA DO MUNDO NO BRASIL” NAS AULAS DE HISTÓRIA NA ESCOLA LICEU CUIABANO
Ana Paula Filguerias, Glauco Gusmão, Túlio Ferreira Diogo

Última alteração: 19-07-17

Resumo


Demonstrar as reflexões sobre o Episódio “Os Simpsons na Copa do Mundo no Brasil” nas aulas de História é o objetivo do presente trabalho. A partir da problematização do episódio, pelo olhar do estrangeiro, visando dialogar com os materiais didáticos diversos e, precipuamente na tentativa de extrair o senso crítico, tendo por base o próprio imaginário dos estudantes sobre a temática, em conjunto de textos e dentre outras fontes, para usos nas aulas de história da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, situada na cidade de Cuiabá – Mato Grosso, é possível aferir que em linhas gerais, apresenta uma preocupação em perceber como é construído as representações do Brasil pelo olhar do viajante contemporâneo, visto que a capital Cuiabá, fora eleita para sediar alguns dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Nesse contexto, infere-se que os estudantes captam o sentido intrínseco do Episódio, tendo por base um intenso diálogo entre eles, que passam a emitir hipóteses, podendo combater sobre os estereótipos construídos pelos viajantes, tais como de achar que o povo brasileiro é em suma “receptivo”, que somos só o país do futebol, do sexo fácil e, por fim, da malandragem. Ao deparar como termo “receptivo”, os (as) alunos (as) constatam que essa comparação tem uma relação com o passado remoto do Brasil Colonial, haja vista da “docilidade” e “brandura” de alguns povos indígenas frente ao processo colonizador. E lançam indagações: nossas qualidades se resumem em ser apenas receptivos? Estariam os viajantes intrinsecamente, taxando-nos de “selvagens” ao adjetivar-nos de receptivos? Em suma, o presente trabalho procura contribuir com uma proposta de ação que articule escola, universidade e vídeos concebidos enquanto espaços de pesquisa, formação e aprendizagem.


Palavras-chave


Episódio; Simpsons; Representação; Ensino de História

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