Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, SEMINÁRIO DO ICHS – Humanidades em Contexto: saberes e interpretações (2014)

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A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO – PPP: REFLEXÕES PARA O PROCESSO
Míria Brandão Araújo, Giseli Dalla Nora

Última alteração: 19-07-17

Resumo


A construção do Projeto Político Pedagógico - PPP é fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É ele quem irá demonstrar o que cada escola idealiza, suas metas, objetivos e os possíveis caminhos para atingi-los. No Brasil, se intensificou a elaboração dos projetos políticos pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. O PPP é uma proposta de orientação e organização que atribui significado e coerência ao trabalho pedagógico. O PPP deixou de ser apenas um conjunto de planos e diretrizes e se fez amplo, justamente, por ser projeto, por ser político e por ser pedagógico, passou a ter autonomia em construir um espaço de liberdade e de responsabilidade, definindo seus rumos e planejando, suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dele. O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância da coletividade para a construção do Projeto Politico Pedagógico na educação básica. Como metodologia utilizou-se levantamento teórico-conceitual e documental observando ideias de educadores e pensadores desse processo. A Escola tem a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos e buscar condições necessárias para o desenvolvimento das ações planejadas. Seu objetivo é definir coletivamente objetivos e metas comuns à escola como um todo. Em suma: construir o projeto político-pedagógico significa enfrentar o desafio da transformação global da escola, tanto na dimensão pedagógica, administrativa, como na sua dimensão política. O projeto político pedagógico em sua essência não resolve(rá) todos os problemas enfrentados pela escola. Porém sua elaboração de forma coerente e participativa pode contribuir para uma organização mais eficaz e inclusiva, como também diminuir alguns desafios educativos que a instituição lida no dia-a-dia.


Palavras-chave


Ensino; Projeto Politico Pedagógico; Importância;

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