Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, SEMINÁRIO DO ICHS – Humanidades em Contexto: desafios contemporâneos (2017)

Tamanho da fonte: 
Uma concepção sobre o ensino de filosofia
Jair Pereira PAIM

Última alteração: 04-06-18

Resumo


Neste artigo abordaremos o ensino de filosofia, para isso faremos uma análise do que é o objeto da filosofia; da relação do professor/filósofo com a sua filosofia, e a necessidade deste imbricamento; também abordaremos como se dá o processo da construção do conhecimento ou como o aluno aprende. Veremos o que se espera deste profissional que é o professor, da expectativa de uma prática eficiente deste profissional. O papel da filosofia na possibilidade de emancipação intelectual do aluno, e o que se espera deste aluno de filosofia. Para isso, faremos pesquisa bibliográfica, leitura de diversos textos que tratam da questão da educação para suporte teórico do tema proposto. Por fim, veremos que a filosofia deve ser ensinada nas escolas, pois sempre haverá verdades impostas, e demais circunstâncias que exigem o exercício do pensamento, portanto eis a possibilidade do ensinar a filosofar.


Palavras-chave


Educação; Ensino; Filosofia; Autonomia; Conhecimento

Referências


ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. CASTRO, Eder Alonso; OLIVEIRA, Paula Ramos de, (Organizadores). Educando para o pensar; São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. V. 3: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC – Secretaria de Educação Básica, 2008.

CARVALHO, José Maurício de. Introdução à Filosofia da Razão Vital de Ortega y Gasset; Londrina: Edições Cefil, 2002.

FAVARETTO, Celso. MUCHAIL, Salma T. (org.). A filosofia e seu ensino; Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995.

KANT, I. Lógica. 3ª. Ed. tradução de Gottlob Benjamin Jãsche de Guido Antônio de Almeida; Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

MAUGÜÉ, Jean. O ensino de filosofia e suas diretrizes; Kriterion, nº 29-30, jul.-dez., 1954. Disponível em: < http://www.fflch.usp.br/df/pet/textos/mauguee-jean-ensino-de-filosofia-suas-diretrizes > Acesso em: 27 set. 2017.

SELVAGGI, Filippo. Filosofia do mundo: cosmologia filosófica; São Paulo: Loyola, 1988.

 


Texto completo: PDF